domingo, 11 de setembro de 2016

Questões do terceiro Simulado Hora do Enem


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Questões do terceiro Simulado Hora do Enem. Infelizmente não há o gabarito.
Se você procura as questões do segundo simulado, elas estão aqui. 😙

1. Hora do Enem

A Grécia se reconhece numa certa forma de vida social, num tipo de reflexão que define a seus próprios olhos sua originalidade, a vida política grega pretende ser objeto de debate público, em plena luz do sol, na ágora, na parte de cidadãos definidos como iguais e de quem o Estado é a questão comum: no lugar das antigas cosmogonias associadas a rituais reais e a mitos de soberania, um pensamento novo procura estabelecer a ordem do mundo em relações de simetria, de equilíbrio, de igualdade entre os diversos elementos que compõem o cosmos.

VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002 (adaptado).

O desenvolvimento do pensamento filosófico, no contexto trabalhado pelo autor, está relacionado à

 a) ascensão da política oligárquica.
 b) desigualdade entre os cidadãos.
 c) ausência de discussões coletivas.
 d) sofisticação dos rituais religiosos.
 e) cisão com o pensamento mitológico.



 2. ENEM, 2012

O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX.

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009.

Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a

 a) ampliação de sistemas de reutilização hídrica.
 b) expansão da irrigação por aspersão das lavouras.
 c) intensificação do controle do desmatamento de florestas.
 d) adoção de técnicas tradicionais de produção.
 e) criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos.


 3. Hora do Enem

Começar a história da Reforma Luterana pelo seu ponto de partida tradicional significa começá-la pelo meio. O célebre gesto de Lutero, pregando as Noventa e cinco teses na porta da Igreja do Castelo, em Wittenberg [...]. Podemos, assim, chegar à conclusão de que o mais adequado será principiar a história por onde o próprio Lutero a começou: na gestação de sua nova teologia, que lhe proporcionou o quadro para atacar não só o tráfico que o papado efetuava das indulgências, mas todo um conjunto de atitudes sociais, políticas e religiosas que tinham ficado associadas aos ensinamentos da Igreja Católica.

SKINNER, Q. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Dentre o "conjunto de atitudes" associadas à Igreja Católica que foram combatidas pelo movimento analisado, encontra-se

 a) a crítica à simonia do clero.
 b) o incentivo à usura dos banqueiros.
 c) a ameaça à soberania dos príncipes.
 d) o combate à predestinação da burguesia.
 e) o estímulo ao inconformismo dos camponeses.


 4. Hora do Enem

[...] a economia açucareira constituía um mercado de dimensões relativamente grandes, podendo, portanto, atuar como fator altamente dinâmico do desenvolvimento de outras regiões do país. Um conjunto de circunstâncias tenderam, sem embargo, a desviar para o exterior em sua quase totalidade esse impulso dinâmico. Em primeiro lugar, havia os interesses criados dos exportadores portugueses e holandeses, os quais gozavam dos fretes excepcionalmente baixos que podiam propiciar os barcos que seguiam para recolher açúcar. Em segundo lugar, estava a preocupação política de evitar o surgimento na colônia de qualquer atividade que concorresse com a economia metropolitana.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional; Publifolha, 2000.

O economista Celso Furtado analisa que a diversificação da produção interna da colônia durante a economia açucareira foi

 a) amplificada pela exportação com os fretes do açúcar e pelo dinamismo da monocultura.
 b) expandida pelas possibilidades econômicas da grande lavoura e pelos exportadores.
 c) pulverizada pelas dimensões continentais da colônia e pelas dinâmicas regionais diferentes.
 d) restringida pelos interesses dos transportadores europeus e da economia portuguesa.
 e) controlada pela concorrência com o comércio da metrópole e pelo interesse da monocultura.


 5. Hora do Enem

A Ética, como ciência, procura princípios universalmente válidos que possam fundamentar um agir construtivamente orientado, que favoreça o indivíduo, a coletividade na qual ele se insere, a humanidade em geral e, até, todos os seres vivos. Ela pretende determinar os valores e preceitos que devem nortear a conduta humana em qualquer tempo ou lugar. A Ética não parte de dogmas ou axiomas, mas utiliza o método filosófico.

AGUIAR, Emerson Barros de. Ética: instrumento de paz e justiça. Natal: Tessitura, 2003, p. 61. (Adaptado).

De acordo com o texto, o aspecto particular da Ética é

 a) a expressão da história.
 b) o caráter de contingência.
 c) a reprodução da sociedade.
 d) o produto da racionalidade.
 e) o fundamento de doutrinas.


 6. Hora do Enem

[...] no período da conquista, as propriedades maiores e mais numerosas que canalizavam os produtos rurais para as cidades espanholas estavam associadas a encomiendas, mas nestes empreendimentos apenas os tributos e direitos sobre o trabalho dos índios estavam necessariamente vinculados à concessão da encomienda.

SCHWARTZ, S.; LOCKHART, J. A América Latina na época colonial. Rio de Janeiro: Record, 2002.

A partir do texto, a modalidade de exploração do trabalho na América espanhola garantia

 a) a propriedade da terra.
 b) o privilégio do mercado.
 c) a servidão do autóctone.
 d) os impostos das cidades.
 e) o monopólio da metrópole.


 7. Hora do Enem

Discurso de Nikita Kruschev

Há apenas duas possibilidades: ou a guerra, e deve-se dizer que a guerra, no século dos mísseis e da bomba de hidrogênio, é plena das mais graves consequências para todos os povos, ou a coexistência pacífica. Quer vosso vizinho vos agrade ou não, não há outra coisa a fazer senão encontrar um terreno de entendimento com ele, pois nós temos apenas um só planeta.

KRUSCHEV, N. Discurso. In: MARQUES, A. et al. História do tempo presente. São Paulo: Contexto, 2007.

Texto II

A grande estratégia de Kennedy

Quando assumiu a presidência, Kennedy herdou uma orientação segundo a qual as armas nucleares deveriam ser empregadas imediatamente em qualquer guerra que passasse de um conflito circunscrito. Em vista disso, o Exército dos Estados Unidos fora dividido ao meio. Na Europa, abandonara-se a tentativa de encontrar algum meio fora das armas nucleares de contrabalançar verdadeiramente o poderio do Exército Vermelho.

ALSOP, S. A grande estratégia de Kennedy. In: MARQUES, A. et al. História do tempo presente. São Paulo: Contexto, 2007.

Conforme descrito nos textos, a política externa defendida pelos soviéticos e norte-americanos se diferenciava no tocante

 a) ao investimento de capitais na corrida espacial.
 b) à defesa da paz armada entre as superpotências.
 c) à destinação da receita nacional para tecnologia bélica.
 d) ao alinhamento com países em novas áreas de influência.
 e) à prática da instalação de usinas nucleares em locais estratégicos.


 8. Hora do Enem

O poder de cada indivíduo tem a oposição do poder de outros, sendo que o que se torna razoável para cada um é atacar o outro, ou para vencê-lo, ou simplesmente para evitar um ataque possível. Assim, generaliza-se o estado permanente de conflito entre os homens, o chamado estado de guerra de todos contra todos, uma condição sob a qual se encontra toda sociedade desprovida da tutela daquele que seria, para Hobbes, o maior dos poderes humanos: a autoridade do Estado-Leviatã.

CAIADO, C. F.  A Guerra de todos contra todos e a formação dos mercados de poder: a contemporaneidade de Thomas Hobbes. Revista Em Tese, v. 2, n. 1 (adaptado).

De acordo com o texto, a formação do Estado é necessária para

 a) deter instauração de leis.
 b) instituir governo do povo.
 c) cessar guerra entre homens.
 d) proteger bens da população.
 e) ampliar liberdade do indivíduo.


 9. ENEM, 2009

BETHEL, L. História da América. São Paulo: Edusp, 1997.

As terras brasileiras foram divididas por meio de tratados entre Portugal e Espanha. De acordo com esses tratados, identificados no mapa, conclui-se que

 a) Portugal, pelo Tratado de Tordesilhas, detinha o controle da foz do rio Amazonas.
 b) o Tratado de Tordesilhas utilizava os rios como limite físico da América portuguesa.
 c) o Tratado de Madri reconheceu a expansão portuguesa além da linha de Tordesilhas.
 d) Portugal, pelo Tratado de San Ildefonso, perdia territórios na América em relação ao de Tordesilhas.
 e) o Tratado de Madri criou a divisão administrativa da América portuguesa em Vice-Reinos Oriental e Ocidental.


 10. Hora do Enem

A identidade é simplesmente aquilo que se é: "sou brasileiro", "sou negro", "sou heterossexual", "sou jovem", "sou homem". Nessa perspectiva, a identidade só tem como referência a si própria: ela é autocontida e autossuficiente. Na mesma linha de raciocínio, também a diferença é concebida como uma entidade independente. Apenas neste caso, em oposição à identidade, a diferença é aquilo que o outro é: "ela é italiana", "ela é branca", "ela é homossexual", "ela é velha", "ela é mulher". Da mesma forma que a identidade, a diferença é, nesta perspectiva, concebida como autorreferenciada, como algo que remete a si próprio. É fácil compreender, entretanto, que identidade e diferença estão em uma relação de estreita dependência.

SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2007 (adaptado).

O texto apresenta uma perspectiva sobre a identidade que ressalta a

 a) adesão ao diferente.
 b) atenção do estranho.
 c) assimilação do atípico.
 d) tolerância ao incomum.
 e) contraposição ao diferente.


 11. ENEM, 2010

Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país. Os conflitos representavam também o protesto contra a centralização do governo. Nesse período, ocorreu também a expansão da cultura cafeeira e o surgimento do poderoso grupo dos "barões do café", para o qual era fundamental a manutenção da escravidão e do tráfico negreiro.

O contexto do Período Regencial foi marcado

 a) por revoltas populares que reclamavam a volta da monarquia.
 b) por várias crises e pela submissão das forças políticas ao poder central.
 c) pela luta entre os principais grupos políticos que reivindicavam melhores condições de vida.
 d) pelo governo dos chamados regentes, que promoveram a ascensão social dos "barões do café".
 e) pela convulsão política e por novas realidades econômicas que exigiam o reforço de velhas realidades sociais


 12. ENEM, 2013

Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a.C., porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas — os decênviros — para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.

COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

A superação da tradição jurídica oral no mundo antigo, descrita no texto, esteve relacionada à

 a) adoção do sufrágio universal masculino.
 b) extensão da cidadania aos homens livres.
 c) afirmação de instituições democráticas.
 d) implantação de direitos sociais.
 e) tripartição dos poderes políticos


 13. Hora do Enem

A cidadania é um status concedido àqueles que são membros integrais de uma comunidade. Todos os cidadãos são iguais com direitos e deveres pertinentes a este status. A igualdade implícita no conceito de cidadania minou a desigualdade do sistema de classe, que era, em princípio, uma desigualdade total. Uma justiça nacional e uma lei igual para todos devem, eventualmente, fortalecer a justiça de classe e a liberdade pessoal, como um direito natural universal deve eliminar a servidão.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967 (adaptado).

A partir do texto, a influência exercida por parte da cidadania sobre as classes sociais está indicada no seguinte aspecto:

 a) Obrigação de voto.
 b) Restrição da autonomia.
 c) Participação no governo.
 d) Manutenção da isonomia.
 e) Diferenciação de privilégios.


 14. Hora do Enem

Ao visarem à produção em série e à homogeneização, as técnicas de reprodução sacrificam a distinção entre o caráter da própria obra de arte e do sistema social. Por conseguinte, se a técnica passa a exercer imenso poder sobre a sociedade, tal ocorre, segundo Adorno, graças, em grande parte, ao fato de que as circunstâncias que favorecem tal poder são arquitetadas pelo poder dos economicamente mais fortes sobre a própria sociedade. Essas considerações evidenciaram que não só o cinema, como também o rádio, não devem ser tomados como arte. Enquanto negócios, seus fins comerciais são realizados por meio de sistemática e programada exploração de bens considerados culturais. Tal exploração Adorno chama de "indústria cultural".

ARANTES, P. E. Adorno: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (Coleção Os Pensadores).

Segundo o texto, para Adorno, cinema e rádio fazem parte da indústria cultural porque

 a) combatem as redes de poder constituídas pelos ricos.
 b) divulgam obras de arte de qualidade à população.
 c) exercem domínio e controle social pela classe dominante.
 d) geram prejuízo econômico aos empreendimentos artísticos.
 e) incentivam o povo a desenvolver habilidades estéticas.


 15. Hora do Enem

Texto I

Os produtos de uma agricultura globalizada — soja, milho, algodão, arroz — são cultivados numa área que abriga as maiores densidades de mecanização agrícola (um trator para cada 8,8 habitantes agrícolas, uma máquina de colheita para cada 54,7 habitantes agrícolas), o maior consumo de fertilizantes e defensivos agrícolas e a utilização de tecnologia de ponta, como a agricultura de precisão. Beneficiada pelo valor relativamente baixo da terra, ela consegue também diminuir seus custos de trabalho com altos graus de capitalização em fixos e fluxos.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Texto II

Mapa da regionalização brasileira proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

As características descritas no texto I se associam, de acordo com o texto II, com a Região

 a) Concentrada.
 b) Centro-Oeste.
 c) Amazônica.
 d) Nordeste.
 e) Sul.


 16. Hora do Enem

No período imperial, o governo estimulou a vinda de colonos europeus, alemães e italianos, sobretudo para ocupar áreas florestais no Sul do Brasil. Admitia uma certa superioridade técnica dos estrangeiros e procurava contrapor ao latifúndio. A colonização no Sul diferenciava-se daquela de São Paulo, onde a motivação principal era mão de obra para a lavoura cafeeira.

ANDRADE, M. C. de.; ANDRADE, S. M. C. de. A Federação brasileira: uma análise geopolítica e geossocial. São Paulo: Contexto, 2003 (adaptado).

A política do Estado brasileiro durante o período imperial refletiu-se na estrutura fundiária da Região Sul, de modo que, ainda hoje, há o predomínio

 a) da empresa rural.
 b) das terras ocupadas.
 c) do minifúndio familiar.
 d) das fazendas improdutivas.
 e) do latifúndio agroexportador.


 17. Hora do Enem

É verdade que quando falamos de Idade Média pensamos quase sempre no período que vai de 1000 a 1500. Mas ela começou pelo menos cinco séculos antes, por volta do ano 500, portanto durante o século V depois de Cristo.
Mas para certos historiadores, entre os quais me incluo, a Idade Média durou, na verdade, até o final do século XVIII.

LE GOFF, J. A Idade Média explicada aos meus filhos. São Paulo: Agir, 2007 (adaptado).

Um argumento que sustenta o ponto de vista defendido no texto para o término do período em questão está indicado na

 a) superação do sistema feudal.
 b) continuidade da servidão rural.
 c) reforma do cristianismo ocidental.
 d) manutenção do espírito cruzadista.
 e) decadência do paganismo politeísta.


 18. ENEM, 2013

Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido.

DUBY, G. Ano 1000 ano 2000 na pista do nossos medos. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).

Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de

 a) mercantilização das crenças religiosas.
 b) transformação das representações sociais.
 c) disseminação do ateísmo nos países de maioria cristã.
 d) diminuição da distância entre saber científico e eclesiástico.
 e) amadurecimento da consciência ligada à civilização moderna.


 19. Hora do Enem

A Era Vargas e o New Deal buscaram ainda construir novas identidades nacionais para brasileiros e americanos, com a valorização da memória e da natureza de seus países. Vargas, além de ter criado o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan, atual Iphan), criou também o Parque Nacional de Itatiaia, o primeiro do país, além dos Parques do Iguaçu e da Serra dos Órgãos. A capoeira e o samba foram apropriados pelo regime como símbolos da nação e cantigas folclóricas foram elevadas à condição de grande arte sob a batuta de Heitor Villa-Lobos. Nos Estados Unidos, o muralismo de inspiração mexicana, o realismo social e as cenas coletivas espalharam-se por repartições públicas e sítios históricos de todo o país.

LIMONIC, F. O "New Deal" by Vargas. Revista de História da Biblioteca Nacional. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 30 mar. 2015.

Segundo o texto, o projeto dos governos dos EUA e do Brasil para a unidade identitária de suas respectivas sociedades

 a) baseou-se na imagem rural.
 b) valorizou as tradições indígenas.
 c) constituiu-se na memória familiar.
 d) centralizou-se no investimento privado.
 e) privilegiou bens culturais de novos grupos.


 20. Hora do Enem

Mapa-múndi
ESRI. Disponível em: webhelp.esri.com. Acesso em: 18 jul. 2016.

A propriedade específica da projeção cartográfica apresentada no mapa é

 a) conforme, na qual os ângulos das superfícies não são alterados na representação.
 b) equidistante, em que as distâncias relativas entre as massas continentais são mantidas como reais.
 c) azimutal, cuja principal característica é manter as relações topológicas das áreas polares.
 d) cilíndrica, caracterizada pela representação do Equador ao centro do mapa.
 e) equivalente, colocando as áreas representadas proporcionalmente aos seus correspondentes na superfície.


 21. Hora do Enem

Nutricionista fala sobre características dos diferentes tipos de panelas

As panelas de vidro são a melhor opção para uso. A nutricionista Karin Honorato faz um alerta para cuidados com as de cobre. Segundo ela, a vigilância sanitária proíbe o uso de recipientes de cobre sem revestimento.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 13 nov. 2013 (adaptado).

A ressalva da vigilância sanitária sobre a panela de cobre justifica-se porque ela

 a) pode liberar o metal ao meio.
 b) pode alterar o gosto dos alimentos.
 c) possui propriedades pouco conhecidas.
 d) apresenta baixa resistência à corrosão.
 e) é permeável, retirando toda a água dos alimentos.


 22. Hora do Enem

Usain Bolt estabeleceu o recorde mundial dos 100 metros rasos no Campeonato Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim. Nas Olimpíadas de Pequim de 2008 ele realizou a prova com o tempo de 9,69 segundos e em Berlim bateu seu próprio recorde realizando a prova em 9,58 segundos, estabelecendo, assim, o recorde mundial e se tornando o homem mais rápido do mundo.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Usain_Bolt. Acesso em: 30 abr. 2014 (adaptado).

A velocidade média de Usain Bolt no Campeonato Mundial de Atletismo de Berlim foi de

 a) 5,1 m/s.
 b) 5,2 m/s.
 c) 10,3 km/h.
 d) 10,4 km/h.
 e) 37,6 km/h.


 23. Hora do Enem

Na Ilha de Kossurím, no sudeste da Ásia, mora o povo mokaen, que possui uma peculiaridade óptica interessante. Quem já abriu os olhos debaixo d’água sabe: o normal é que a visão fique embaçada. Isso acontece porque a claridade nesse ambiente é menor, o que dilata as pupilas, prejudicando a focalização das imagens. Mas o povo mokaen aprendeu a contrair a pupila ainda mais debaixo d’água, melhorando a focalização da imagem. Enxergam o fundo do mar com duas vezes mais nitidez do que qualquer um de nós.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 29 nov. 2014 (adaptado).

No texto acima, atribui-se o fato da falta de nitidez da visão subaquática à menor iluminação deste ambiente. Porém, este fato refere-se a um fator mais geral, inerente tanto ao sistema córnea-cristalino como a qualquer lente.

O fator generalizado para as lentes, que produz a visão embaçada debaixo d’água, deve-se às lentes apresentarem

 a) uma incapacidade de convergência dentro d’água.
 b) uma opacidade à luz que provém de dentro d’água.
 c) um comportamento divergente em ambientes aquáticos.
 d) um comportamento dependente do meio que as envolve.
 e) um comportamento que independe do meio que as envolve.


 24. Hora do Enem
Subespécies de coruja-pintada morando em diferentes localizações geográficas mostram algumas diferenças genéticas e morfológicas.

DELITTI, W. B. C. Entendendo a evolução: especiação. Disponível em: http://www.ib.usp.br. Acesso em: 24 abr. 2014 (adaptado).

As aves da figura anterior pertencem à mesma espécie, e as diferenças entre as duas subespécies ocorrem em função

 a) do isolamento das populações em duas áreas.
 b) do cruzamento com outras espécies de coruja.
 c) do aspecto da flora predominante nas duas áreas.
 d) da migração sazonal entre as áreas de ocorrência.
 e) de alimentação diferente nas áreas de ocorrência.


 25. Hora do Enem

O chapéu mexicano é um brinquedo muito comum em parques de diversão. Ele consiste em uma plataforma com um disco em cima que gira, e os participantes ficam sentados em cadeiras ao redor deste disco, como mostra a figura:
Disponível em: http://casa.hsw.uol.com.br. Acesso em: 18 set. 2014.

A resultante centrípeta (Fcp) sofrida pelos participantes do brinquedo está mais bem representada por

 a)

 b)

 c)

 d)

 e)



 26. ENEM, 2011

Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experimento no qual ratas prenhes foram submetidas a uma dieta rica em vitamina B12, ácido fólico e soja. Os filhotes dessas ratas, apesar de possuírem o gene para obesidade, não expressaram essa doença na fase adulta. A autora concluiu que a alimentação da mãe, durante a gestação, silenciou o gene da obesidade. Dez anos depois, as geneticistas Eva Jablonka e Gal Raz listaram 100 casos comprovados de traços adquiridos e transmitidos entre gerações de organismos, sustentando, assim, a epigenética, que estuda as mudanças na atividade dos genes que não envolvem alterações na sequência do DNA.

A reabilitação do herege. Época, n. 610, 2010 (adaptado).

Alguns cânceres esporádicos representam exemplos de alteração epigenética, pois são ocasionados por

 a) aneuploidia do cromossomo sexual X.
 b) polipoidia dos cromossomos autossômicos.
 c) mutação em genes autossômicos com expressão dominante.
 d) substituição no gene da cadeia beta da hemoglobina.
 e) inativação de genes por meio de modificações nas bases nitrogenadas.


 27. Hora do Enem

A Caatinga é um extenso bioma brasileiro caracterizado pelo baixo indíce pluviométrico, longos períodos de seca e altas temperaturas. Essas condições extremas exigem certas adaptações por parte da vegetação local, de forma a otimizar o uso da água e evitar sua perda. Essas adaptações dão à vegetação da Caatinga características morfológicas e fisiológicas encontradas apenas em ambientes desérticos.

Dentre as adaptações morfológicas relacionadas à economia de água encontradas na vegetação desse bioma, destaca-se

 a) a perda da folhagem na época das chuvas, concentrando a água no caule dos vegetais.
 b) a maior presença de caules subterrâneos, que mantém a planta protegida do sol.
 c) o aumento do tamanho das folhas, proporcionando sombra para os vegetais.
 d) a substituição das folhas por espinhos, reduzindo a área de perda de água.
 e) o aumento da concentração vegetal por m², para evitar a insolação.


 28. Hora do Enem

Texto I

Um radioisótopo usado para um scan corporal deve emitir raios gama de suficiente energia para escaparem do corpo (e serem detectados por uma câmera especial) e terem uma meia-vida curta o bastante para o decaimento do elemento após a captura da imagem. A quantidade de radiofármaco dada ao paciente é suficiente apenas para obter a informação desejada, não causando risco a sua saúde.

Disponível em: www.world-nuclear.org. Acesso em: 12 abr. 2014 (tradução nossa).

Texto II

A tabela mostra o tempo de meia-vida de cinco diferentes radioisótopos:
Disponível em: www.ndt-ed.org. Acesso em: 12 abr. 2014.

Com base no tempo de meia-vida, o radioisótopo adequado para uso em radiografias corporais é

 a) 215Po.
 b) 212Bi.
 c) 99mTc.
 d) 198Au.
 e) 59Fe.


 29. Hora do Enem

A principal fonte antrópica de SO2 é a queima do carvão utilizado como combustível nas usinas termelétricas. Na atmosfera, o SO2 pode sofrer reação de combustão e pode reagir com a água.

O principal efeito ambiental causado pelos produtos destas reações está relacionado

 a) à inversão térmica.
 b) à poluição dos lençóis freáticos.
 c) ao aumento da acidez da chuva.
 d) à diminuição da camada de ozônio.
 e) ao aumento dos níveis dos oceanos.


 30. Hora do Enem

Experimento de Pasteur sobre a origem da vida (o líquido é um caldo de cultura).

GONÇALVES, F. S. Abiogênese x Biogênese. Infoescola. Disponível em: http://www.infoescola.com/. Acesso em: 13 jan. 2014 (adaptado).

O experimento mostrado anteriormente serviu para comprovar que

 a) a vida se origina de vida pré-existente no ar.
 b) os microrganismos precisam de ar para crescer.
 c) a vida surge pela ação da força vital dos materiais.
 d) os microrganismos não são eliminados pela fervura.
 e) a vida surge espontaneamente, sem ação biológica.


 31. ENEM, 2013

Um circuito em série é formado por uma pilha, uma lâmpada incandescente e uma chave interruptora. Ao se ligar a chave, a lâmpada acende quase instantaneamente, irradiando calor e luz. Popularmente, associa-se o fenômeno da irradiação de energia a um desgaste da corrente elétrica, ao atravessar o filamento da lâmpada, e à rapidez com que a lâmpada começa a brilhar. Essa explicação está em desacordo com o modelo clássico de corrente.

De acordo com o modelo mencionado, o fato de a lâmpada acender quase instantaneamente está relacionado à rapidez com que

 a) o fluido elétrico se desloca no circuito.
 b) as cargas negativas móveis atravessam o circuito.
 c) a bateria libera cargas móveis para o filamento da lâmpada.
 d) o campo elétrico se estabelece em todos os pontos do circuito.
 e) as cargas positivas e negativas se chocam no filamento da lâmpada.


 32. Hora do Enem

Uma engenheira precisa projetar com segurança a tubulação que enche a caixa-d'água de um prédio. Ela sabe que a caixa ficará a 40 m de altura e dispõe de quatro tipos diferentes de tubo. Ela poderá utilizar e combinar quantos tubos forem necessários, utilizando-se de emendas. As especificações dos tubos encontram-se na tabela:
Considere desprezível o nível da caixa-d'água. A aceleração da gravidade é 10 m/s2, a densidade da água é 1 g/cm3.

O menor preço, em reais, que poderá ser gasto atendendo às necessidades do projeto é

 a) 40.
 b) 220.
 c) 260.
 d) 270.
 e) 600.


33. ENEM, 2009

Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal. Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão.

Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização

 a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.
 b) do cromossomo X, pois a vítima herdou duas cópias desse cromossomo, estando assim em número superior aos demais.
 c) do cromossomo autossômico, pois esse cromossomo apresenta maior quantidade de material genético quando comparado aos nucleares, como, por exemplo, o DNAmt.
 d) do cromossomo Y, pois, em condições normais, este é transmitido integralmente do pai para toda a prole e está presente em duas cópias em células de indivíduos do sexo feminino.
 e) de marcadores genéticos em cromossomos autossômicos, pois estes, além de serem transmitidos pelo pai e pela mãe, estão presentes em 44 cópias por célula, e os demais, em apenas uma.


 34. Hora do Enem

A inoculação das sementes de leguminosas com bactérias fixadoras de nitrogênio é um dos fatores de aumento da produtividade e de competitividade da soja produzida no Brasil. O país é líder mundial no uso dessas bactérias na agricultura. Entretanto, muitos plantadores de soja não utilizam o produto inoculante em suas lavouras e perdem a oportunidade de aumentar sua produtividade e o lucro de seus empreendimentos.

ARAUJO, S. Aumento no uso de inoculante no Brasil. ANPII. Disponível em: www.anpii.org.br. Acesso em: 13 fev. 2015 (adaptado).

A razão de a produtividade não aumentar nos cultivos feitos sem a inoculação das sementes é a

 a) redução da absorção de íons de fósforo e potássio pelas plantas.
 b) incidência de maior número de nódulos nas raízes das plantas.
 c) ausência da contribuição dessas bactérias na fotossíntese.
 d) carência no solo de nitrogênio absorvível pelas plantas.
 e) ação de bactérias do solo que eliminam o nitrogênio.


 35. Hora do Enem

Além de medicamento, o peróxido de hidrogênio (H2O2) pode servir para remover manchas de roupas, limpar tábuas de corte, desintoxicar escova de dente e acabar com as bactérias do vaso sanitário.

MATTOS, I. L. de. et al. Peróxido de hidrogênio: importância e determinação. Química Nova. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 21 out. 2014 (adaptado).

Essa substância é eficaz nessas diversas aplicações por promover a

 a) liberação de calor.
 b) desidratação das bactérias.
 c) formação de íons hidróxido.
 d) relação entre água e gordura.
 e) oxidação de compostos orgânicos.


 36. Hora do Enem

Forno de indução

O forno de indução é um transformador. Utilizamos um com 250 espiras na bobina primária e apenas uma espira na bobina secundária. Esta espira na bobina secundária é, na verdade, um anel metálico de alumínio, com espaço onde é possível armazenar água. A redução na tensão de entrada (de 220 volts para pouco mais de 0,8 volts) faz com que o anel se aqueça muito intensamente.

Disponível em: http://www.fis.unb.br. Acesso em: 8 mar. 2015.

O intenso aquecimento do anel ocorre porque, com a redução da tensão, a

 a) resistência do anel torna-se muito maior do que a da bobina primária.
 b) energia elétrica consumida na bobina primária é transmitida para o anel.
 c) intensidade da corrente no anel torna-se muito maior do que a de entrada.
 d) potência transmitida para o anel torna-se muito maior do que a da entrada.
 e) corrente elétrica na bobina primária é transmitida de forma integral para o anel.


 37. Hora do Enem

O circuito a seguir mostra, de forma esquemática, uma fonte de tensão V, uma chave S, duas lâmpadas idênticas, L1 e L2, e um resistor de resistência R:
Quando a chave é fechada, uma corrente elétrica circula no sentido horário. Questionadas sobre como seriam os brilhos das lâmpadas, as pessoas costumam dizer que L1 brilha mais que L2 porque o resistor gasta a corrente do circuito.

Confrontada com a explicação cientificamente aceita para o funcionamento dos circuitos elétricos, a resposta comum dada pelas pessoas é falsa porque

 a) a fonte de tensão libera elétrons para compensar aqueles que são gastos no resistor.
 b) a corrente é um fluxo contínuo de elétrons que apenas perde energia ao longo do circuito.
 c) o resistor emite elétrons livres na mesma proporção que gasta os elétrons da corrente.
 d) o sentido real do movimento dos elétrons faz com que a lâmpada 2 brilhe mais forte do que a 1.
 e) a lâmpada é um dispositivo que possui certo brilho característico para qualquer corrente que a atravessa.


 38. ENEM 2013

Uma das etapas do tratamento da água é a desinfecção, sendo a cloração o método mais empregado. Esse método consiste na dissolução do gás cloro numa solução sob pressão e sua aplicação na água a ser desinfectada. As equações das reações químicas envolvidas são:
A ação desinfetante é controlada pelo ácido hipocloroso, que possui um potencial de desinfecção cerca de 80 vezes superior ao ânion hipoclorito. O pH do meio é importante, porque influencia na extensão com que o ácido hipocloroso se ioniza.

Para que a desinfecção seja mais efetiva, o pH da água a ser tratada deve estar mais próximo de

 a) 0.
 b) 5.
 c) 7.
 d) 9.
 e) 14.


 39. ENEM, 2010

A composição média de uma bateria automotiva esgotada é de aproximadamente 32% Pb, 3% PbO, 17% PbO2 e 36% PbSO4. A média de massa da pasta residual de uma bateria usada é de 6 kg, onde 19% é PbO2, 60% PbSO4 e 21% Pb. Entre todos os compostos de chumbo presentes na pasta, o que mais preocupa é o sulfato de chumbo (II), pois nos processos pirometalúrgicos, em que os compostos de chumbo (placas das baterias) são fundidos, há a conversão de sulfato em dióxido de enxofre, gás muito poluente.

Para reduzir o problema das emissões de SO2(g), a indústria pode utilizar uma planta mista, ou seja, utilizar o processo hidrometalúrgico, para a dessulfuração antes da fusão do composto de chumbo. Nesse caso, a redução de sulfato presente no PbSO4 é feita via lixiviação com solução de carbonato de sódio (Na2CO3) 1M a 45 °C, em que se obtém o carbonato de chumbo (II) com rendimento de 91%. Após esse processo, o material segue para a fundição para obter o chumbo metálico.

PbSO4 + Na2CO3 -> PbCO3 + Na2SO4

Dados: Massas Molares em g/mol Pb = 207; S = 32; Na = 23; O = 16; C = 12

ARAÚJO, R. V. V.; TINDADE, R.B. E.; SOARES, P. S. M. Reciclagem de chumbo de bateria automotiva: estudo de caso. Disponível em: http://www.iqsc.usp.br. Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado).

Segundo as condições do processo apresentado para a obtenção de carbonato de chumbo (II) por meio da lixiviação por carbonato de sódio e considerando uma massa de pasta residual de uma bateria de 6 kg, qual quantidade aproximada, em quilogramas, de PbCO3 é obtida?

 a) 1,7 kg
 b) 1,9 kg
 c) 2,9 kg
 d) 3,3 kg
 e) 3,6 kg


 40. Hora do Enem

Os alimentos transgênicos são modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando ao lucro. Alguns produtos são modificados para que contenham um maior valor nutricional, como o arroz dourado, que é muito rico em substância precursora de vitamina A, outros para resistirem ao ataque de vírus e fungos ou para que a produção seja aumentada e os vegetais sejam de maior tamanho.

GONÇALVES, F. S. Alimentos transgênicos. InfoEscola. Disponível em: www.infoescola.com. Acesso em: 1 out. 2014 (adaptado).

Os alimentos descritos anteriormente são obtidos por uma técnica que envolve

 a) transferência artificial de genes de uma espécie para outra.
 b) seleção de plantas silvestres mais produtivas ou resistentes.
 c) cruzamentos direcionados entre indivíduos mais produtivos.
 d) hibridação de espécies com seleção artificial de características.
 e) retrocruzamento para obtenção dos portadores de genes recessivos.


 41. Hora do Enem

Ode ao Dous de Julho*

Não! Não eram dous povos, que abalavam
Naquele instante o solo ensanguentado...
Era o porvir — em frente do passado,
A liberdade — em frente à escravidão,
Era a luta das águias — e do abutre,
A revolta do pulso — contra os ferros,
O pugilato da razão — contra os erros,
O duelo da treva — e do clarão!...



Nota

*Em 2 de julho de 1823, ocorreu a Batalha do Pirajá, na Bahia, em que os brasileiros venceram os portugueses, o que é considerado por alguns historiadores o marco definitivo da independência do Brasil.

ALVES, C. Ode ao Dous de Julho. Educação Pública. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br. Acesso em: 15 jul. 2014.

No poema, a ideia de combate entre duas nações fez com que o poeta utilizasse intensamente um recurso linguístico que consiste

 a) na expressão de ironia voltada contra o inimigo.
 b) no estabelecimento de oposição entre palavras.
 c) na reprodução do som provocado por um combate.
 d) na expressão exagerada da degradação humana.
 e) no contraste entre verbos de ação e de estado.


 42. Hora do Enem

O cajueiro

O cajueiro já devia ser velho quando nasci. Ele vive nas mais antigas recordações de minha infância: belo, imenso, no alto do morro, atrás de casa. Agora vem uma carta dizendo que ele caiu.

Lembro-me da tamareira, e de tantos arbustos e folhagens coloridas, lembro-me da parreira que cobria o caramanchão, e dos canteiros de flores humildes, "beijos", violetas. Tudo sumira; mas o grande pé de fruta-pão ao lado de casa e o imenso cajueiro lá no alto eram como árvores sagradas protegendo a família.

A carta de minha irmã mais moça diz que ele caiu numa tarde de ventania, num fragor tremendo pela ribanceira; e caiu meio de lado, como se não quisesse quebrar o telhado de nossa velha casa. Diz que passou o dia abatida, pensando em nossa mãe, em nosso pai, em nossos irmãos que já morreram. Diz que seus filhos pequenos se assustaram; mas depois foram brincar nos galhos tombados.

Foi agora, em setembro. Estava carregado de flores.

BRAGA, R. In: ARRIGUCCI JR., D. (Org.) Melhores contos. São Paulo: Global Editora, 2001 (adaptado).

O texto é trecho de uma das mais famosas e bem acabadas crônicas brasileiras, gênero que tem por definição

 a) veicular emoções experimentadas pelo eu lírico.
 b) dissertar sobre as condições da vida humana.
 c) levantar reflexões a partir de fato do cotidiano.
 d) tecer elogios ufanistas à natureza da pátria.
 e) narrar as memórias grandiosas do enunciador.


 43. Hora do Enem

E o mais é que nós estamos num sarau. Inúmeros batéis conduziram da Corte para a ilha de... senhoras e senhores, recomendáveis por caráter e qualidade; alegre, numerosa e escolhida sociedade enche a grande casa, que brilha e mostra em toda a parte borbulhar o prazer e o bom gosto.

Entre todas essas elegantes e agradáveis moças, que com aturado empenho se esforçam por ver qual delas vence em graça, encantos e donaires, certo que sobrepuja a travessa Moreninha, princesa daquela festa.



Vocabulário

Donaire: distinção, graça na maneira de usar o corpo.

MACEDO, J. M. A moreninha. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

No texto, a apresentação de elementos que atendiam ao gosto dos leitores românticos permite cararacterizar esse público como preocupado com

 a) a descrição detalhista de costumes.
 b) o entretenimento e ostentação de luxo.
 c) a defesa da fuga da realidade urbana.
 d) a valorização do português brasileiro.
 e) o desprezo à rotina de trabalho.


 44. Hora do Enem

É o silêncio

Não sei se é mesmo a minha mão que molha
A pena, ou mesmo o instinto que a tem presa.
Penso um presente, num passado. E enfolha
A natureza tua natureza.
Mas é um bulir das cousas... Comovido
Pego da pena, iludo-me que traço
A ilusão de um sentido e outro sentido.
Tão longe vai!
Tão longe se aveluda esse teu passo,
Asa que o ouvido anima...

KILKERRY, P. In: BARBOSA, F. (Org.). Clássicos da Poesia Brasileira. São Paulo: Klick, 1997 (fragmento).

Além de um forte senso estético baseado no subjetivismo e na sugestão, a poesia simbolista apresenta uma série de outras características. Nos versos anteriores, o traço predominante dessa vertente literária é a

 a) linguagem enigmática e intimista.
 b) ligação com a pintura e com a música.
 c) ênfase dada à imaginação e à fantasia.
 d) concepção mística da vida e das coisas.
 e) subjetividade e consciência exacerbadas.


 45. Hora do Enem

Invasão dos "rudes"

O estudo sobre a imigração consagrou o período entre 1880 e 1930, devido ao grande número de estrangeiros que aportaram no Brasil nesses 50 anos. Entretanto, muito antes disso, vários navios traziam pessoas sós, ou mesmo em família, as quais, despojando-se de sua terra pátria, munidos de esperança e assombrados por aflições, traziam para o país a presença secular de suas culturas de origem. São personagens anônimos e praticamente invisíveis.

Vir ao Brasil podia significar uma série de coisas, muitas vezes contraditórias e divergentes. Ao vazio das roças de São Paulo ou das províncias do sul contrapunha-se a cidade do Rio de Janeiro, onde vivia a corte imperial. Quem vinha para cá, não importa em que condição social ou cultural, vinha para a "Paris dos trópicos". A corte tropical e exótica significava, para muitos estrangeiros de várias origens, a conversão de valores "rudes" em valores "nobres". Os estrangeiros viam-se constrangidos a adotar algumas posturas públicas a fim de mitigarem sua condição de excêntricos.

BELMONTE, A. Invasão dos "rudes". Revista de História. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 10 jan. 2014.

É comum que textos de variados gêneros apresentem a ocorrência de várias funções de linguagem com predomínio de uma delas. No texto "Invasão dos 'rudes'", a função predominante é a referencial, pois

 a) a persuasão do interlocutor é o elemento central da mensagem.
 b) a descrição objetiva das informações é a meta principal do texto.
 c) o julgamento do enunciador sobrepõe-se ao conteúdo do texto.
 d) o discurso do enunciador detém-se na observação do próprio código.
 e) a manutenção da interlocução é o foco central da mensagem.


 46. Hora do Enem

O controverso filósofo esloveno Slavoj Žižek chama a sociedade atual de "descafeinada", em alusão ao fato de que tiramos dos produtos que consumimos suas substâncias nocivas, para seguir consumindo — livres de pecado — o café sem cafeína, o creme de leite sem gordura, a cerveja sem álcool.

Para Žižek, a "crença descafeinada" não ofende ninguém e nem mesmo precisamos estar totalmente comprometidos com ela. "Não se trata mais da antiga noção de medida certa entre prazer e temperança, mas a coisa que é prejudicial já deve conter em si o remédio para os males que causa. Não nos dizem mais 'beba café, mas com moderação', agora é 'beba todo o café que quiser, pois o café já está descafeinado'", escreve o filósofo. Tal comportamento nos permitiria seguir vivendo a vida que desejamos, sem incorporar as consequências negativas desse modo de vida.

PINTO, D. Um lugar na terra. Revista Página 22. Disponível em: www.pagina22.com.br. Acesso em: 10 jan. 2013 (adaptado).

Ao abordar a questão da alimentação saudável, o filósofo Slavoj Žižek procura

 a) alertar sobre o consumo de certos alimentos, em que a retirada de substâncias consideradas nocivas pode ocasionar deficiências nutricionais.
 b) apontar o avançado estágio de desenvolvimento da sociedade atual, que é capaz de produzir alimentos e objetos modificados de forma que sejam adequados a diversos usos.
 c) criticar a obsessão por alimentos saudáveis presente nos dias atuais, que deixa de lado o bom senso e os princípios para uma dieta equilibrada.
 d) divulgar exemplos de situações em que, com algum sacrifício, é possível manter uma dieta saudável, com a utilização de alimentos especialmente desenvolvidos.
 e) defender que seja respeitado o direito das pessoas de consumirem alimentos que lhes dão prazer, porém na versão light, sem relacioná-los à noção de pecado.


 47. Hora do Enem

A técnica de "microcoagulação de nervos cardíacos", desenvolvida por nossa equipe no Hospital do Coração, pode evitar o implante de marca-passo, porém somente nos pacientes que apresentam episódios de parada cardíaca originada pelo sistema nervoso. Essa condição, muito comum em jovens que apresentam desmaios frequentes, é conhecida como "síncope vasovagal" ou "síncope neurocardiogênica". Muitos desses pacientes apresentam boa resposta aos medicamentos, porém alguns casos são muito graves e limitantes. Nesse grupo, o marca-passo era a última opção de tratamento. É exclusivamente nesses casos que nossa técnica pode evitar o marca-passo. Todas as outras condições com pulso lento ou risco de "bloqueio cardíaco" continuam a ser tratadas com marca-passo cardíaco, que, aliás, apresenta excelentes resultados.



José Carlos Pachón Mateos, diretor do Serviço de Arritmias do Hospital do Coração, chefe do Serviço de Marca-passo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo, SP.

Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 10 fev. 2014.

O texto foi publicado na seção de cartas dos leitores de uma revista de circulação nacional. Levando-se em consideração a especificidade desse gênero textual e as informações apresentadas, infere-se que o objetivo do autor é

 a) descrever uma técnica cirúrgica mencionada pela revista.
 b) contestar a validade de informações divulgadas pela revista.
 c) esclarecer pormenores a respeito do assunto discutido pela revista.
 d) refutar a eficácia da técnica cirúrgica mencionada na revista.
 e) sintetizar o conteúdo da reportagem publicada na revista.


 48. Hora do Enem
CAULOS. Disponível em: http://www.caulos.com. Acesso em: 3 dez. 2014 (adaptado).

A preocupação temática principal da ilustração anterior é

 a) parodiar uma obra consagrada da pintura modernista.
 b) qualificar a arte como forma de denúncia da realidade.
 c) atualizar a crítica exposta no quadro de Pablo Picasso.
 d) possibilitar humorismo em assuntos de muita seriedade.
 e) atribuir sentido de modernidade a obras de arte clássicas.


 49. Hora do Enem

Das muitas formas de conversa a distância talvez a mais desafiadora à imaginação seja a das línguas assobiadas, em que os falantes usam recursos vocais para transformar silvos em impulsos sonoros de maior qualidade auditiva. Muitos povos usam o expediente pelo mundo e algumas das línguas com maior ameaça de extinção no Brasil são compostas por essas conversas travadas na base do apito labial.

Por exemplo, os índios gavião (família tupi-mondé), de Rondônia, possuem uma língua assobiada usada em momentos de caça, quando todo silêncio se faz necessário para não afugentar a presa. Como a caça é coletiva, é preciso que os caçadores se ocultem para pegar os animais de surpresa, ao mesmo tempo que trocam informações com os companheiros para combinar as posições de aguardo e ataque.

Os gaviões de Rondônia possuem várias técnicas para produzir o assobio linguístico, dependendo do contexto comunicativo. Para longas distâncias, usam a fricção com o dente ou pressionam os lábios com as mãos para diminuir o orifício de passagem do ar, produzindo estridência. A fala por meio de silvos não resulta num idioma descolado da linguagem verbal, mas é um decalque em forma de assobio da articulação da língua, usada fora das situações de cautela na mata.

"Costumo dizer que as línguas assobiadas são as mais ameaçadas no mundo", declara Andrew Nevins, linguista que pesquisa os sistemas vocálicos das línguas assobiadas. Em muitos casos, de acordo com o pesquisador, as novas tecnologias vêm se desincumbindo dos problemas comunicacionais tradicionais, que motivaram o surgimento das línguas assobiadas.

BONFIM, E. Revista Língua. Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 8 fev. 2013 (adaptado).

Ao tratar de línguas assobiadas presentes também no Brasil, o texto aponta para o risco de tais línguas desaparecerem, o que se infere que seria um problema considerável, pois com elas se perderia em definitivo

 a) o registro de costumes e valores típicos do país.
 b) a singularidade de uma conversação sem palavras.
 c) uma cultura participante de nossa identidade nacional.
 d) um conjunto de histórias orais das nações do norte do país.
 e) uma característica de fala comum em outros países.


 50. Hora do Enem

Texto I

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim
que amava Lili que não amava ninguém.
João foi para o Estados Unidos,
Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre,
Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se
e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

DRUMMOND DE ANDRADE, C. Disponível em: http://cargocollective.com/deproposito. Acesso em: 27 jan. 2015.

Texto II

Quadrilha 3D
CHMIELEWSKI, P. Disponível em: http://cargocollective.com/deproposito. Acesso em: 27 jan. 2015.

O poema visual de Patricia Chmielewski foi construído com base no poema de Carlos Drummond de Andrade. O cubo mágico representa

 a) os desencontros que são aludidos no poema do poeta brasileiro.
 b) a cor preta em alusão ao final triste do poema do poeta brasileiro.
 c) a impossibilidade das relações presentes no texto drummoniano.
 d) a traição nas relações amorosas apresentadas no poema drummoniano.
 e) a transposição para o mundo real do conteúdo tratado no poema drummoniano.


 51. Hora do Enem

Texto I

Mensagem à poesia

Não posso
Não é possível
Digam-lhe que é totalmente impossível
Agora não pode ser
É impossível
Não posso.
Digam-lhe que estou muito tristíssimo, mas não posso ir esta noite ao seu encontro.
Contem-lhe que há milhões de corpos a enterrar
Muitas cidades a reerguer, muita pobreza pelo mundo.
Contem-lhe que há uma criança chorando em alguma parte do mundo
E as mulheres estão ficando loucas, e há legiões delas carpindo
A saudade de seus homens; contem-lhe que há um vácuo
Nos olhos dos párias, e sua magreza é extrema; contem-lhe
Que a vergonha, a desonra, o suicídio rondam os lares, e é preciso reconquistar a vida.

MORAES, V. de. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2004.

Texto II

Ode ao cinquentenário do poeta brasileiro

— mas haverá lugar para a poesia?

Efetivamente o poeta Rimbaud fartou-se de escrever,
o poeta Maiakovski suicidou-se,
o poeta Schmidt abastece de água o Distrito Federal...
Em meio a palavras melancólicas,
ouve-se o surdo rumor de combates longínquos
(cada vez mais perto, mais, daqui a pouco dentro de nós).
E enquanto homens suspiram, combatem ou simplesmente ganham dinheiro,

ninguém percebe que o poeta faz cinquenta anos.
DRUMMOND DE ANDRADE, C. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002.

Nos poemas, tanto Vinicius quanto Drummond referem-se a um contexto histórico-social angustiante e expressam a ideia de que a

 a) arte vinculada aos temas elevados manifesta-se na preocupação com os problemas sociais.
 b) emotividade do enunciador torna-o capacitado para enfrentar as crises de seu mundo.
 c) poesia ganha valor quando se torna uma atividade preocupada com as questões sociais.
 d) consciência de um mundo em crise impossibilita uma poesia do lado positivo da vida.
 e) poesia contemporânea precisa conciliar os problemas sociais com a busca do sublime.


 52. ENEM, 2010

Texto I

Logo depois transferiram para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os nove aos dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações...

AMADO, J. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento).

Texto II

À margem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro — ali os bêbados são felizes. Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado.

TREVISAN, D. 35 noites de paixão: contos escolhidos. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009 (fragmento).

Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem literária recorrente na literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos,

 a) a linguagem afetiva aproxima os narradores dos personagens marginalizados.
 b) a ironia marca o distanciamento dos narradores em relação aos personagens.
 c) o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social.
 d) o espaço onde vivem os personagens é uma das marcas de sua exclusão.
 e) a crítica à indiferença da sociedade pelos marginalizados é direta.


 53. Hora do Enem
Disponível em: http://www.techtudo.com.br. Acesso em: 10 abr. 2016.

Os elementos verbais e não verbais do infográfico problematizam a presença de usuários falecidos em uma rede social com o objetivo de provocar uma reflexão sobre

 a) a propriedade das informações virtuais.
 b) o atraso na atualização das informações.
 c) a ausência dos familiares dos usuários falecidos.
 d) o distanciamento dos amigos virtuais da realidade.
 e) a declaração da quantidade de falecidos na internet.


 54. Hora do Enem

Ao mesmo assunto e na mesma ocasião

Corrente, que do peito destilada
Sois por dois belos olhos despedida,
E por carmim correndo dividida
Deixais o ser, levais a cor mudada.

Não sei, quando caís precipitada
As flores, que regais, tão parecida,
Se sois neves por rosa derretida,
Ou se a rosa por neve desfolhada.

MATOS, G. de. In: BARBOSA, F. (Org.). Clássicos da poesia brasileira. São Paulo: Klick, 1997.

Nessas estrofes, o principal traço da estética barroca reside no fato de o eu lírico

 a) criar uma atmosfera de contrastes, ilustrada pela comparação que faz entre as cores da face da amada com os elementos da natureza.
 b) propor uma oposição de ideias, exemplificada pela inconstância dos sentimentos que declara a respeito do objeto de seu amor.
 c) traduzir o amor como conflito íntimo, metaforizado pelas imagens da neve e da rosa como extensões de seus sentimentos.
 d) tratar a emoção a partir de um dualismo, caracterizado pelo conflito entre a pureza do sentimento e o desejo físico.
 e) sugerir a entrega ao amor carnal, formalizada pela menção aos olhos, aos lábios e ao colo da mulher amada.


 55. Hora do Enem

Pegue um jornal.

Pegue a tesoura.

Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.

Recorte o artigo.

Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.

Agite suavemente.

Tire em seguida cada pedaço um após o outro.

Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.

O poema se parecerá com você.

E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

TZARA, T. Para fazer um poema dadaísta. In: TELES, G. M. Vanguarda europeia e Modernismo brasileiro. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

O texto é uma amostra de que o Dadaísmo abriu caminho para o Modernismo, o qual, quando instituído, incorporou ideais dessa vanguarda, como a

 a) valorização do cotidiano.
 b) dessacralização da arte.
 c) rejeição ao gosto do público.
 d) poesia como artesanato.
 e) eleição de novos temas.


 56. ENEM, 2011

Texto I

Onde está a honestidade?

Você tem palacete reluzente
Tem joias e criados à vontade
Sem ter nenhuma herança ou parente
Só anda de automóvel na cidade…

E o povo pergunta com maldade:
Onde está a honestidade?
Onde está a honestidade?

O seu dinheiro nasce de repente
E embora não se saiba se é verdade
Você acha nas ruas diariamente
Anéis, dinheiro e felicidade…

Vassoura dos salões da sociedade
Que varre o que encontrar em sua frente
Promove festivais de caridade
Em nome de qualquer defunto ausente…

ROSA, N. Disponível em: http://www.mpbnet.com.br. Acesso em: abr. 2010.

Texto II

Um vulto da história da música popular brasileira, reconhecido nacionalmente, é Noel Rosa. Ele nasceu em 1910, no Rio de Janeiro; portanto, se estivesse vivo, estaria completando 100 anos. Mas faleceu aos 26 anos de idade, vítima de tuberculose, deixando um acervo de grande valor para o patrimônio cultural brasileiro. Muitas de suas letras representam a sociedade contemporânea, como se tivessem sido escritas no século XXI.

Disponível em: http://www.mpbnet.com.br. Acesso em: abr. 2010.

Um texto pertencente ao patrimônio literário-cultural brasileiro é atualizável na medida em que ele se refere a valores e situações de um povo. A atualidade da canção "Onde está a honestidade?", de Noel Rosa, evidencia-se por meio

 a) da ironia, ao se referir ao enriquecimento de origem duvidosa de alguns.
 b) da crítica aos ricos que possuem joias, mas não têm herança.
 c) da maldade do povo a perguntar sobre a honestidade.
 d) do privilégio de alguns em clamar pela honestidade.
 e) da insistência em promover eventos beneficentes.


 57. Hora do Enem
Disponível em: http://lhama.me. Acesso em: 27 dez 2015.

Usado para dar intensidade à comunicação, os emoticons vêm tomando o lugar também dos sinais de pontuação na escrita. É comum haver a substituição de sinais, como a interrogação, exclamação e até mesmo a vírgula, pelos pequenos desenhos. O primeiro balão é um exemplo claro dessa substituição. Observa-se que no segundo e no terceiro balão da conversa há a substituição do sinal da interrogação. Se no lugar dos emoticons houvesse a interrogação, seu emprego estaria expressando, respectivamente, o sentido de

 a) ousadia e surpresa.
 b) aflição e indiferença.
 c) perplexidade e desafio.
 d) estranheza e admiração.
 e) questionamento e sugestão.


 58. ENEM, 2009

Compare os textos I e II a seguir, que tratam de aspectos ligados a variedades da língua portuguesa no mundo e no Brasil.

Texto I

Acompanhando os navegadores, colonizadores e comerciantes portugueses em todas as suas incríveis viagens, a partir do século XV, o português se transformou na língua de um império. Nesse processo, entrou em contato — forçado, o mais das vezes; amigável, em alguns casos — com as mais diversas línguas, passando por processos de variação e de mudança linguística. Assim, contar a história do português do Brasil é mergulhar na sua história colonial e de país independente, já que as línguas não são mecanismos desgarrados dos povos que as utilizam. Nesse cenário, são muitos os aspectos da estrutura linguística que não só expressam a diferença entre Portugal e Brasil como também definem, no Brasil, diferenças regionais e sociais.

PAGOTTO, E. P. Línguas do Brasil. Disponível em: cienciaecultura.bvs.br. Acesso em: 5 jul. 2009 (adaptado).

Texto II

Barbarismo é vício que se comete na escritura de cada uma das partes da construção ou na pronunciação. E em nenhuma parte da Terra se comete mais essa figura da pronunciação que nestes reinos, por causa das muitas nações que trouxemos ao jugo do nosso serviço. Porque bem como os Gregos e Romanos haviam por bárbaras todas as outras nações estranhas a eles, por não poderem formar sua linguagem, assim nós podemos dizer que as nações de África, Guiné, Ásia, Brasil barbarizam quando querem imitar a nossa.

BARROS, J. Gramática da língua portuguesa. Porto: Porto Editora, 1957 (adaptado).

Os textos abordam o contato da língua portuguesa com outras línguas e processos de variação e de mudança decorridos desse contato. Da comparação entre os textos, conclui-se que a posição de João de Barros (Texto II), em relação aos usos sociais da linguagem, revela

 a) atitude crítica do autor quanto à gramática que as nações a serviço de Portugal possuíam e, ao mesmo tempo, de benevolência quanto ao conhecimento que os povos tinham de suas línguas.
 b) atitude preconceituosa relativa a vícios culturais das nações sob domínio português, dado o interesse dos falantes dessa língua em copiar a língua do império, o que implicou a falência do idioma falado em Portugal.
 c) desejo de conservar, em Portugal, as estruturas da variante padrão da língua grega — em oposição às consideradas bárbaras —, em vista da necessidade de preservação do padrão de correção dessa língua à época.
 d) adesão à concepção de língua como entidade homogênea e invariável, e negação da ideia de que a língua portuguesa pertence a outros povos.
 e) atitude crítica, que se estende à própria língua portuguesa, por se tratar de sistema que não disporia de elementos necessários para a plena inserção sociocultural de falantes não nativos do português.


 59. ENEM, 2009

Confidência do Itabirano

Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.

A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de ltabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.
E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.

De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil,
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...

Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma fotografia na parede.
Mas como dói!

ANDRADE. C. D. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.

Carlos Drummond de Andrade é um dos expoentes do movimento modernista brasileiro. Com seus poemas, penetrou fundo na alma do Brasil e trabalhou poeticamente as inquietudes e os dilemas humanos. Sua poesia é feita de uma relação tensa entre o universal e o particular, como se percebe claramente na construção do poema Confidência do Itabirano. Tendo em vista os procedimentos de construção do texto literário e as concepções artísticas modernistas, conclui-se que o poema acima

 a) representa a fase heroica do modernismo, devido ao tom contestatório e à utilização de expressões e usos linguísticos típicos da oralidade.
 b) apresenta uma característica importante do gênero lírico, que é a apresentação objetiva de fatos e dados históricos.
 c) evidencia uma tensão histórica entre o "eu" e a sua comunidade, por intermédio de imagens que representam a forma como a sociedade e o mundo colaboram para a constituição do indivíduo.
 d) critica, por meio de um discurso irônico, a posição de inutilidade do poeta e da poesia em comparação com as prendas resgatadas de Itabira.
 e) apresenta influências românticas, uma vez que trata da individualidade, da saudade da infância e do amor pela terra natal, por meio de recursos retóricos pomposos.


 60. ENEM, 2014
Disponível em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 9 maio 2013 (adaptado).

O texto introduz uma reportagem a respeito do futuro da televisão, destacando que as tecnologias a ela incorporadas serão responsáveis por

 a) estimular a substituição dos antigos aparelhos de TV.
 b) contemplar os desejos individuais com recursos de ponta.
 c) transformar a televisão no principal meio de acesso às redes sociais.
 d) renovar técnicas de apresentação de programas e de captação de imagens.
 e) minimizar a importância dessa ferramenta como meio de comunicação de massa.


 61. Hora do Enem

A nova lei que amplia o direito dos trabalhadores domésticos aumenta os custos destes funcionários para quem contrata. Como exemplo, tem-se o FGTS, imposto cujo recolhimento passa a ser obrigatório por parte do empregador, sendo composto por 8% da contribuição normal mais 3,2% de multa rescisória e ainda há 8% referente ao INSS, todos calculados sobre o salário registrado em carteira.

Calcule qual é o seu custo com o empregado doméstico pela nova lei. Folha de S.Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 jul. 2013 (adaptado).

Com a nova lei, o custo mensal total pago pelo empregador referente ao FGTS e INSS de uma funcionária que recebe, mensalmente, um salário de R$ 1 000,00 registrado em carteira será igual a

 a) R$ 32,00.
 b) R$ 80,00.
 c) R$ 112,00.
 d) R$ 160,00.
 e) R$ 192,00.


 62. Hora do Enem

Na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, o grupo A é composto pelas seleções do Brasil, Croácia, México e Camarões. O grupo B, por sua vez, é formado pelas seleções da Espanha, Holanda, Chile e Austrália.

Após análise feita por uma empresa de estatística, constatou-se que a probabilidade da seleção brasileira ficar em 1° lugar no seu grupo é de 80% e a probabilidade de ficar em 2° lugar é de 16%. Por outro lado, para o grupo B, a probabilidade da seleção espanhola ficar em 1° lugar no seu grupo é 75% e em 2° lugar é de 20% .

Nas oitavas de final, o 1° lugar do grupo A joga com o 2° lugar do grupo B, e o 1° do grupo B joga com o 2° do grupo A.

A probabilidade de o Brasil enfrentar a Espanha nas oitavas de final é de

 a) 16%.
 b) 28%.
 c) 60%.
 d) 76%.
 e) 91%.


 63. Hora do Enem

Uma tela de radar tem forma circular com raio igual a 28 centímetros. Um transmissor, localizado no centro deste círculo, com um ângulo de 120°, varre essa área, desde o centro até uma região triangular, conforme a figura. À medida que o transmissor gira, ele varre todo o círculo:
A fim de se saber quanto o radar monitora a cada instante, deve-se calcular a área delimitada por este triângulo, que, em centímetros quadrados, é igual a

 a) 143
 b) 493
 c) 983
 d) 1963
 e) 3923


 64. Hora do Enem

Jovens astrônomos participam de um projeto com o objetivo de levantar informações em relação a um novo planeta descoberto com condições climáticas semelhantes às do planeta Terra.

Uma das informações refere-se à descoberta da maior e menor distância do planeta à sua estrela quando ele realiza sua órbita ao redor dela. Para isso, foi levantada a equação da órbita elíptica do planeta em torno da sua estrela, como mostrado a seguir:
Os valores x e y referem-se às coordenadas do planeta na sua órbita em torno da sua estrela e são dados em milhões de km.

A estrela localiza-se em um dos focos da elipse.

A maior e a menor distância do planeta em relação à sua estrela são, em milhões de km, respectivamente,

 a) 30 e 230.
 b) 180 e 80.
 c) 180 e 120.
 d) 130 e 120.
 e) 130 e 180.


 65. Hora do Enem

Certo jornal publicou uma matéria em que foi citado o tempo de duração da Primeira Guerra Mundial em dias, incluídos o primeiro e o último dia em guerra. O e-mail de um leitor, no entanto, informou erro no cálculo, o que levou a redação a publicar uma errata com a informação correta.

A matéria forneceu as seguintes informações:

*Primeiro dia em guerra – Dia da invasão da Sérvia pelo Império Austro-Húngaro, em 28 de julho de 1914;
*Último dia em guerra – Dia da assinatura do armistício pelo Império Austro-Húngaro e pela República da Alemanha, em 11 de novembro de 1918.
Além disso, sabe-se que 1916 foi um ano bissexto.

O número de dias publicado na errata, correspondente ao tempo de duração da Primeira Guerra Mundial, foi

 a) 1 565.
 b) 1 566.
 c) 1 567.
 d) 1 568.
 e) 1 569


 66. Hora do Enem

A taxa de inflação do Brasil é uma das mais altas do mundo, e o gráfico abaixo representa suas variações entre os anos de 1999 e 2011:
Disponível em: http://www.indexmundi.com. Acesso em: 8 ago. 2013.

Pela análise do gráfico, o Brasil teve uma maior taxa de decrescimento da inflação no período de

 a) 2002 a 2003.
 b) 2003 a 2004.
 c) 2004 a 2005.
 d) 2005 a 2006.
 e) 2009 a 2010.


 67. Hora do Enem

No estudo de astronomia, muitas vezes, as unidades do Sistema Internacional são ineficientes, pois as distâncias que devem ser expressas são muito grandes. É devido à necessidade de unidades mais eficientes que se utiliza a unidade astronômica (UA).

Uma unidade astronômica equivale à distância média entre a Terra e o Sol, ou seja, 150 milhões de quilômetros. Ela é empregada, principalmente, para descrever órbitas e distâncias dentro do Sistema Solar, como, por exemplo, a distância média entre Vênus e o Sol, de 0,72 UA.

Disponível em: http://www.sofisica.com.br. Acesso em: 22 dez. 2014 (adaptado).

Conforme o texto, a distância média, em quilômetros, entre Vênus e o Sol é de

 a) 42 000 000.
 b) 78 000 000.
 c) 90 000 000.
 d) 108 000 000.
 e) 135 000 000.


 68. ENEM, 2011

A Escala de Magnitude de Momento (abreviada como MMS e denotada como M_W), introduzida em 1979 por Thomas Haks e Hiroo Kanamori, substituiu a Escala de Richter para medir a magnitude dos terremotos em termos de energia liberada. Menos conhecida pelo público, a MMS é, no entanto, a escala usada para estimar as magnitudes de todos os grandes terremotos da atualidade. Assim como a escala Richter, a MMS é uma escala logarítmica. M_W e M_0 se relacionam pela fórmula:
Onde M_0 é o momento sísmico (usualmente estimado a partir dos registros de movimento da superfície, através dos sismogramas), cuja unidade é o dina · cm.

O terremoto de Kobe, acontecido no dia 17 de janeiro de 1995, foi um dos terremotos que causaram maior impacto no Japão e na comunidade científica internacional. Teve magnitude M_W = 7,3.

U.S. GEOLOGICAL SURVEY. History Earthquakes. Disponível em: earthquake.usgs.gov. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).

U.S. GEOLOGICAL SURVEY. USGS Earthquake Magnitude Policy. Disponível em: earthquake.usgs.gov. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).

Mostrando que é possível determinar a medida por meio de conhecimentos matemáticos, qual foi o momento sísmico M_0 do terremoto de Kobe (em dina · cm)?

 a) 10^–5,10
 b) 10^–0,73
 c) 10^12,00
 d) 10^21,65
 e) 10^27,00
 ("^" = "elevado a")

 69. Hora do Enem

Para calcular a altura em relação ao solo do andar do prédio em que mora, uma pessoa com 1,80 m de altura se posiciona em pé a 1,5 m da janela do seu apartamento, enxergando apenas o limite da base de outro prédio logo em frente, que se encontra a 12 m da base do seu prédio. Da borda inferior da janela até o chão, o comprimento é de 0,8 m.

A altura do andar do prédio em que a pessoa mora é, em metros, igual a

 a) 16,2.
 b) 14,4.
 c) 7,2.
 d) 6,4.
 e) 3,0.


 70. Hora do Enem

Texto I

O Brasil tem quase 6 milhões de mulheres a mais que homens, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio), publicada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O número de homens no Brasil em 2009 é de 94,7 milhões e o de mulheres é de 98,3 milhões. Com isso, os homens representam 49,07% da população e as mulheres, 50,93%.

Disponível em: noticias.r7.com. Acesso em: 21 dez. 2015 (adaptado).

Texto II

Principais causas de mortes de homens e mulheres no Brasil:
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 21 dez. 2015 (adaptado).

A probabilidade de uma pessoa, sorteada ao acaso, ter o risco de desenvolver uma doença cardiovascular é mais próxima de

 a) 13,15%
 b) 14,57%
 c) 16,00%
 d) 29,15%
 e) 58,30%


 71. Hora do Enem

Um projeto paisagístico envolveu a construção de canteiros nas divisas de um imóvel em terreno plano. Para montar o projeto, o arquiteto responsável utilizou o esboço da figura a seguir:
O esboço foi desenhado sobre um eixo cartesiano em que cada unidade representa um metro, com todo o imóvel localizado no primeiro quadrante. Os canteiros são triângulos retângulos e estão indicados por letras maiúsculas.

O canteiro A tem o vértice com ângulo reto localizado entre a origem do eixo e sua hipotenusa. Sua área mede 9 m2 e a delimitação de seus lados utilizou como suporte as retas x – 3 = 0,  y – 2 = 0 e uma reta r, que, para manter a simetria dos canteiros, é paralela à reta s: 2x + y – 60 = 0.

A equação geral da reta r para que, no projeto, o canteiro A represente a área de 9 m2 é

 a) 2x + y - 1 = 0
 b) 2x + y + 2 = 0
 c) 2x + y + 10 = 0
 d) 2x + y - 13 = 0
 e) 2x + y - 14 = 0


 72. ENEM, 2013

Considere o seguinte jogo de apostas:

Numa cartela com 60 números disponíveis, um apostador escolhe de 6 a 10 números. Dentre os números disponíveis, serão sorteados apenas 6. O apostador será premiado caso os 6 números sorteados estejam entre os números escolhidos por ele numa mesma cartela.

O quadro apresenta o preço de cada cartela, de acordo com a quantidade de números escolhidos.
Cinco apostadores, cada um com R$ 500,00 para apostar, fizeram as seguintes opções:

Arthur: 250 cartelas com 6 números escolhidos;
Bruno: 41 cartelas com 7 números escolhidos e 4 cartelas com 6 números escolhidos;
Caio: 12 cartelas com 8 números escolhidos e 10 cartelas com 6 números escolhidos;
Douglas: 4 cartelas com 9 números escolhidos;
Eduardo: 2 cartelas com 10 números escolhidos.

Os dois apostadores com maiores probabilidades de serem premiados são

 a) Caio e Eduardo.
 b) Arthur e Eduardo.
 c) Bruno e Caio.
 d) Arthur e Bruno.
 e) Douglas e Eduardo.


 73. ENEM, 2013

A Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da força de atração entre duas massas. Ela é representada pela expressão:
onde m_1 e m_2 correspondem às massas dos corpos, d à distância entre eles, G à constante universal da gravitação e F à força que um corpo exerce sobre o outro.

O esquema representa as trajetórias circulares de cinco satélites, de mesma massa, orbitando a Terra.

Qual gráfico expressa as intensidades das forças que a Terra exerce sobre cada satélite em função do tempo?
 a)

 b)

 c)

 d)

 e)



 74. Hora do Enem

Negócios legais

Em 31 de julho de 2012, o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de novas empresas, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Destas, 65% foram de microempreendedores individuais (MEI). Esse tipo de pessoa jurídica pode ser legalizado pela internet e paga imposto simplificado.
Empreendedorismo. Exame PME, São Paulo, set. 2012 (adaptado).

De acordo com os dados apresentados, o crescimento percentual de 2010 a 2012 do número total de MEI no Brasil foi de, aproximadamente,

 a) 11%.
 b) 21%.
 c) 43%.
 d) 111%.
 e) 211%.


 75. Hora do Enem

Uma empresa foi contratada para a reforma da parte externa lateral e superior de um edifício, que possui o formato de um prisma hexagonal regular de lado igual a L e altura igual a H. O valor cobrado pela empresa pela reforma da parte externa lateral é R$ 40,00 por metro quadrado; já para a reforma da parte superior, o valor é R$ 50,00 por metro quadrado.

A equação que representa o valor total cobrado pela empresa para reformar totalmente a parte externa lateral e superior do prédio é igual a

 a) 300LH + 60 √(3L^2)
 b) 240LH + 75 √(3L^2)
 c) 240LH + 150 √(3L^2)
 d) 40LH + 75 √(3L^2)
 e) 40LH + 150 √(3L^2)
("^" = "elevado a")


76. Hora do Enem

Uma empresa foi contratada para verificar o desperdício de alimentos no principal centro de abastecimento de uma grande cidade. A empresa contabilizou que em um único dia a quantidade de alimentos desperdiçada foi de 30 toneladas. Nessa cidade há 40 000 pessoas que vivem na extrema pobreza.

Considere que a quantidade total de alimentos desperdiçada seja destinada à população que vive na extrema pobreza e que os alimentos desperdiçados sejam próprios para o consumo.

A quantidade de alimentos, em gramas por pessoa, que poderia alimentar diariamente a população extremamente pobre da cidade é igual a

 a) 7 500.
 b) 750.
 c) 75.
 d) 7,5.
 e) 0,75.


77. Hora do Enem

Volumes de petróleo usualmente são indicados utilizando-se, como unidade de medida, o barril.

Certa notícia apresentou a figura a seguir, com uma estimativa de duração das reservas de petróleo do mundo conhecidas até a publicação da notícia, supondo que não houvesse variação no consumo médio anual de petróleo ou descoberta de novas reservas.

SCHNEIDER, D. E se o mundo consumisse como os EUA? Planeta Sustentável. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br. Acesso em: 12 nov. 2014 (adaptado).

Use o fato de que 1 barril equivale a 1,5 hL (hectolitros).

O volume, em m³ (metros cúbicos), das reservas de petróleo do mundo conhecidas até a publicação da notícia era de

 a) 1,8 × 10^10
 b) 1,8 × 10^11
 c) 1,8 × 10^12
 d) 1,8 × 10^13
 e) 1,8 × 10^14
("^" = "elevado a")


78. ENEM, 2012

O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas daltônicas identifiquem cores. O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho), Além disso, a justaposição de dois desses símbolos permite identificar cores secundárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul). O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados: o que simboliza o preto é cheio, enquanto o que simboliza o branco é vazio. Os símbolos que representam preto e branco também podem estar associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras.

Folha de S.Paulo. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).

De acordo com o texto, quantas cores podem ser representadas pelo sistema proposto?

 a) 14
 b) 18
 c) 20
 d) 21
 e) 23


 79. Hora do Enem

Texto I

A cidade de São Paulo ganhou, no dia 3 de setembro de 2014, seus primeiros ônibus com ar-condicionado. Maiores que articulados comuns, os novos ônibus vêm ainda com Wi-Fi grátis, câmeras de vigilância e um novo validador capaz de detectar fraudes no uso do Bilhete Único.
VALLE, C.; ITALIANI, R. Com frota mais velha, SP ganha 20 ônibus hi-tech. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 3 set. 2014 (adaptado).

Texto II

Na figura, o comprimento do coletivo menor mede 4,2 cm e está para o comprimento do desenho do novo ônibus numa razão de 3 para 10. Os desenhos são proporcionais às medidas reais de comprimento dos veículos.

A escala de números inteiros utilizada para a representação artística dos veículos é

 a) 1:150.
 b) 1:175.
 c) 3:500.
 d) 3:1 000.
 e) 7:1 200.


 80. ENEM, 2009

João deve 12 parcelas de R$ 150,00 referentes ao cheque especial de seu banco e cinco parcelas de R$ 80,00 referentes ao cartão de crédito. O gerente do banco lhe ofereceu duas parcelas de desconto no cheque especial, caso João quitasse esta dívida imediatamente ou, na mesma condição, isto é, quitação imediata, com 25% de desconto na dívida do cartão. João também poderia renegociar suas dívidas em 18 parcelas mensais de R$ 125,00. Sabendo desses termos, José, amigo de João, ofereceu-lhe emprestar o dinheiro que julgasse necessário pelo tempo de 18 meses, com juros de 25% sobre o total emprestado.

A opção que dá a João o menor gasto seria

 a) renegociar suas dívidas com o banco.
 b) pegar emprestado de José o dinheiro referente à quitação das duas dívidas.
 c) recusar o empréstimo de José e pagar todas as parcelas pendentes nos devidos prazos.
 d) pegar emprestado de José o dinheiro referente à quitação do cheque especial e pagar as parcelas do cartão de crédito.
 e) pegar emprestado de José o dinheiro referente à quitação do cartão de crédito e pagar as parcelas do cheque especial.



Gabarito:
Não disponível.

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