domingo, 3 de julho de 2016

Questões do segundo Simulado Hora do Enem


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Questões do segundo Simulado Hora do Enem. Infelizmente não há o gabarito.
Se você quiser as questões do terceiro simulado, elas estão aqui. 😉

1. Hora do Enem
ABEN - Associação Brasileira de Energia Nuclear. Disponível em: www.aben.com.br. Acesso: 7 nov. 2014.

Comparando os gráficos, uma relação comercial contínua e progressiva do Brasil no período se deu com

 a) China.
 b) Mercosul.
 c) Argentina.
 d) Estados Unidos.
 e) União Europeia.


 2. ENEM, 2009

A Idade Média é um extenso período da História do Ocidente cuja memória é construída e reconstruída segundo as circunstâncias das épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse período vem sendo alvo de diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo.

Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é

 a) a associação que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Império Romano Germânico.
 b) o retorno dos valores cristãos medievais, presentes nos documentos do Concílio Vaticano II.
 c) a luta dos negros sul-africanos contra o apartheid inspirada por valores dos primeiros cristãos.
 d) o fortalecimento político de Napoleão Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que tivera Carlos Magno.
 e) a tradição heroica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelas produções cinematográficas de Hollywood.


 3. ENEM, 2012

A moderna "conquista da Amazônia" inverteu o eixo geográfico da colonização da região. Desde a época colonial até meados do século XIX, as correntes principais de população movimentaram-se no sentido Leste-Oeste, estabelecendo uma ocupação linear articulada. Nas últimas décadas, os fluxos migratórios passaram a se verificar no sentido Sul-Norte, conectando o Centro-Sul à Amazônia.

OLIC, N. B. Ocupação da Amazônia, uma epopeia inacabada. Jornal Mundo, ano 16, n. 4, ago. 2008 (adaptado).

O primeiro eixo geográfico de ocupação das terras amazônicas demonstra um padrão relacionado à criação de

 a) núcleos urbanos em áreas litorâneas.
 b) centros agrícolas modernos no interior.
 c) vias férreas entre espaços de mineração.
 d) faixas de povoamento ao longo das estradas.
 e) povoados interligados próximos a grandes rios.




 4. ENEM, 2010

Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil.

Alvará de liberdade para as indústrias (1º de Abril de 1808). In: BONAVIDES, P.; AMARAL, R. Textos políticos da História do Brasil. Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

O projeto industrializante de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?

 a) A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas.
 b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.
 c) A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa.
 d) O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição dúbia assumida por Portugal no comércio internacional.
 e) O atraso industrial da colônia provocado pela perda de mercados para as indústrias portuguesas.


 5. Hora do Enem

Texto I

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina, um amigo
Em cada rosto, igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

AFONSO, Z. Grândola, Vila Morena. Disponível em: letras.mus.br. Acesso em: jan. 2014.

Texto II

O 25 de abril de 1974 derrubou um governo fascista quase pacificamente. Nenhuma das divergências graves que surgiram no processo revolucionário desbordou para uma Guerra Civil aberta. Houve expulsões e prisões. Houve mais exilados do que perseguidos.

SECCO, L. Trinta anos da Revolução dos Cravos. Revista Adusp. Disponível em: www.adusp.org.br. Acesso em: jan. 2014 (adaptado).

Na canção e no texto são feitas referências ao movimento político que, em Portugal, teve como objetivo a

 a) rejeição do liberalismo.
 b) adoção do comunismo.
 c) proteção do colonialismo.
 d) superação do autoritarismo.
 e) recuperação do sebastianismo.


 6. ENEM, 2011

No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico.

SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional, 2 mar. 2011 (adaptado).

Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes

 a) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
 b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
 c) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
 d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
 e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.


 7. ENEM, 2013

Texto I

A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.

Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Texto II

O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio, mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.

LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à

 a) redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês.
 b) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.
 c) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.
 d) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.
 e) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.


 8. ENEM, 2013

Texto I

Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança.

Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos (1839) apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotesi — Revista de Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.

Texto II

As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.

MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor [1878]. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).

A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)

 a) submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família.
 b) acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos.
 c) ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais.
 d) proteção da honra, mediada pela disputa masculina em relação às damas da corte.
 e) valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.


 9. ENEM, 2011
Foto de Militão, São Paulo, 1879. ALENCASTRO, L. F. (org). História da vida privada no Brasil. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

Que aspecto histórico da escravidão no Brasil do séc. XIX pode ser identificado a partir da análise do vestuário do casal retratado acima?

 a) O uso de trajes simples indica a rápida incorporação dos ex-escravos ao mundo do trabalho urbano.
 b) A presença de acessórios como chapéu e sombrinha aponta para a manutenção de elementos culturais de origem africana.
 c) O uso de sapatos é um importante elemento de diferenciação social entre negros libertos ou em melhores condições na ordem escravocrata.
 d) A utilização do paletó e do vestido demonstra a tentativa de assimilação de um estilo europeu como forma de distinção em relação aos brasileiros.
 e) A adoção de roupas próprias para o trabalho doméstico tinha como finalidade demarcar as fronteiras da exclusão social naquele contexto.


 10. ENEM, 2012

A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos – isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.

Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).

A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a

 a) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.
 b) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.
 c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.
 d) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.
 e) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.


 11. Hora do Enem

Em 24 de abril de 1955, terminou a Conferência de Bandung, que reuniu 29 países do chamado Terceiro Mundo. A Conferência buscou discutir como se daria uma união cultural e econômica por parte dos países afro-asiáticos frente às políticas de cunho neocolonialistas postas em prática pelos EUA e a União Soviética. O governo dos EUA mostrou-se contrariado com a Conferência de Bandung, enquanto a União Soviética manifestou certa simpatia.

ALTMAN, M. Hoje na História: Termina a Conferência de Bandung. Opera Mundi. Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 9. out. 2014 (adaptado).

A conferência tratada no texto tem relação histórico-geográfica associada ao surgimento de um grupo de países marcado ideologicamente, naquele momento, pelo

 a) antagonismo a ideais populares.
 b) engajamento em alianças militares.
 c) alinhamento com países capitalistas.
 d) afastamento da bipolaridade mundial.
 e) enfrentamento dos movimentos nacionalistas.


 12. ENEM, 2009

Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação.

BRIGAGÃO, C. E.; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que

 a) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.
 b) a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.
 c) as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.
 d) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.
 e) a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.


 13. ENEM, 2012

Texto I

Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.

DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Texto II

Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita.

HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento. São Paulo: Editora Unesp, 2004 (adaptado).

Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre a natureza do conhecimento humano. A comparação dos excertos permite assumir que Descartes e Hume

 a) defendem os sentidos como critério originário para considerar um conhecimento legítimo.
 b) entendem que é desnecessário suspeitar do significado de uma ideia na reflexão filosófica e crítica.
 c) são legítimos representantes do criticismo quanto à gênese do conhecimento.
 d) concordam que conhecimento humano é impossível em relação às ideias e aos sentidos.
 e) atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obtenção do conhecimento.


 14. ENEM, 2010

Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu
tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha
da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?

BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. Disponível em: recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.

Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos.

A crítica refere-se ao fato de que

 a) os agentes históricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heroicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memória.
 b) a História deveria se preocupar em memorizar os nomes de reis ou dos governantes das civilizações que se desenvolveram ao longo do tempo.
 c) os grandes monumentos históricos foram construídos por trabalhadores, mas sua memória está vinculada aos governantes das sociedades que os construíram.
 d) os trabalhadores consideram que a História é uma ciência de difícil compreensão, pois trata de sociedades antigas e distantes no tempo.
 e) as civilizações citadas no texto, embora muito importantes, permanecem sem terem sido alvos de pesquisas históricas.


 15. ENEM, 2013
 Taxa de fecundidade total – Brasil - 1940-2010
IBGE. Censo demográfico 2010: resultados gerais da amostra. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br. Acesso em: 12 mar. 2013.

O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:

 a) Decréscimo da população absoluta.
 b) Redução do crescimento vegetativo.
 c) Diminuição da proporção de adultos.
 d) Expansão de políticas de controle da natalidade.
 e) Aumento da renovação da população economicamente ativa.


 16. ENEM, 2010

A serraria construía ramais ferroviários que adentravam as grandes matas, onde grandes locomotivas com guindastes e correntes gigantescas de mais de 100 metros arrastavam, para as composições de trem, as toras que jaziam abatidas por equipes de trabalhadores que anteriormente passavam pelo local. Quando o guindaste arrastava as grandes toras em direção à composição de trem, os ervais nativos que existiam em meio às matas eram destruídos por este deslocamento.

MACHADO P. P. Lideranças do Contestado. Campinas: Unicamp, 2004 (adaptado).

No início do século XX, uma série de empreendimentos capitalistas chegou à região do meio-oeste de Santa Catarina – ferrovias, serrarias e projetos de colonização. Os impactos sociais gerados por esse processo estão na origem da chamada Guerra do Contestado. Entre tais impactos, encontrava-se

 a) a absorção dos trabalhadores rurais como trabalhadores da serraria, resultando em um processo de êxodo rural.
 b) o desemprego gerado pela introdução das novas máquinas, que diminuíam a necessidade de mão de obra.
 c) a desorganização da economia tradicional, que sustentava os posseiros e os trabalhadores rurais da região.
 d) a diminuição do poder dos grandes coronéis da região, que passavam disputar o poder político com os novos agentes.
 e) o crescimento dos conflitos entre os operários empregados nesses empreendimentos e os seus proprietários, ligados ao capital internacional.


 17. Hora do Enem

Não haverá também liberdade se a prerrogativa de julgar não estiver separada do legislativo e do executivo; não existe liberdade, pois pode-se temer que o mesmo monarca ou o mesmo senado apenas estabeleçam leis tirânicas para executá-las tiranicamente.

MONTESQUIEU. Do espírito das leis. São Paulo: Martin Claret, 2007 (adaptado).

Neste trecho, Montesquieu, ao apresentar uma reflexão sobre o Estado, defende

 a) a abolição da monarquia.
 b) a separação dos poderes.
 c) o papel secundário do judiciário.
 d) a concessão da soberania ao povo.
 e) o exercício absoluto da autodeterminação.


 18. ENEM, 2009

O clima é um dos elementos fundamentais não só na caracterização das paisagens naturais, mas também no histórico de ocupação do espaço geográfico.

Tendo em vista determinada restrição climática, a figura que representa o uso de tecnologia voltada para a produção é:

 a)


 b)

 c)


 d)


 e)



 19. Hora do Enem

Texto I

O Estado constitui um mecanismo de controle social existente na sociedade humana. É uma organização que exerce autoridade sobre seu povo, por meio de um governo supremo, dentro de um território limitado, com direito exclusivo para a regulamentação da força. Cada Estado tem o direito de manter seu próprio governo, elaborar suas próprias leis e de administrar os negócios públicos sem a interferência de outros Estados.

 LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Sociologia geral. São Paulo: Editora Atlas, 1999 (adaptado).

Texto II

Com a globalização, surgem vários blocos econômicos, associações de países, em geral, de uma mesma região geográfica, que estabelecem relações comerciais privilegiadas entre si e atuam de forma conjunta no mercado internacional. Essas novas formas desafiam e reduzem os espaços dos Estados-nação, invalidando ou sendo forçados a reformular muitos de seus projetos nacionais. As nações procuram proteção por meio dos blocos geopolíticos, cedendo parte de sua autodeterminação ou fazendo acordos por meio da proteção de organizações internacionais (ONU, FMI etc.), e aceitando as normas estipuladas por elas.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Sociologia geral. São Paulo: Editora Atlas, 1999 (adaptado).

Comparando-se os dois textos, julga-se que a transformação que ocorre no funcionamento do Estado e nas relações entre os Estados devido ao processo de globalização é

 a) a limitação da soberania constituída.
 b) o aumento da solidariedade mundial.
 c) a exacerbação dos conflitos militares.
 d) o declínio das atividades diplomáticas.
 e) o impedimento das práticas imperialistas.


 20. ENEM, 2010

A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura.

Um desses estágios foi o artesanato, em que se

 a) trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.
 b) trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.
 c) empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.
 d) realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.
 e) faziam interferências do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.


 21. ENEM, 2013

Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle.

A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de

 a) terem fases opostas.
 b) serem ambas audíveis.
 c) terem intensidades inversas.
 d) serem de mesma amplitude.
 e) terem frequências próximas.


 22. ENEM, 2009

Na manipulação em escala nanométrica, os átomos revelam características peculiares, podendo apresentar tolerância à temperatura, reatividade química, condutividade elétrica, ou mesmo exibir força de intensidade extraordinária. Essas características explicam o interesse industrial pelos nanomateriais que estão sendo muito pesquisados em diversas áreas, desde o desenvolvimento de cosméticos, tintas e tecidos, até o de terapias contra o câncer.

LACAVA, Z. G. M.; MORAIS, P. C. Nanobiotecnologia e saúde. Disponível em: www.comciencia.br (adaptado).

A utilização de nanopartículas na indústria e na medicina requer estudos mais detalhados, pois

 a) as partículas, quanto menores, mais potentes e radiativas se tornam.
 b) as partículas podem ser manipuladas, mas não caracterizadas com a atual tecnologia.
 c) as propriedades biológicas das partículas somente podem ser testadas em microrganismos.
 d) as partículas podem atravessar poros e canais celulares, o que poderia causar impactos desconhecidos aos seres vivos e, até mesmo, aos ecossistemas.
 e) o organismo humano apresenta imunidade contra partículas tão pequenas, já que apresentam a mesma dimensão das bactérias (um bilionésimo de metro).


 23. ENEM, 2009

Os seres vivos apresentam diferentes ciclos de vida, caracterizados pelas fases nas quais gametas são produzidos e pelos processos reprodutivos que resultam na geração de novos indivíduos.

Considerando-se um modelo simplificado padrão para geração de indivíduos viáveis, a alternativa que corresponde ao observado em seres humanos é:

a)

b)

c)

d)

e)



24. Hora do Enem

Muitas indústrias de refrigerantes fazem a lavagem de suas garrafas de vidro com tensoativos e hidróxido de sódio. Ao final da lavagem, eventuais resíduos dessa mistura devem ser totalmente neutralizados antes de serem lançados a corpos d'água. Como refrigerantes sempre utilizam acidulantes em sua composição, é possível usá-los para neutralizar pequenas quantidades da mistura de lavagem.

Se o acidulante for o ácido fosfórico, H3PO4, ao neutralizar os resíduos alcalinos da lavagem produz-se um sal de fórmula

 a) NaH2PO4.
 b) Na2HPO3.
 c) Na3PO3.
 d) Na3PO4.
 e) NaHPO4.


 25. ENEM, 2013

Músculos artificiais são dispositivos feitos com plásticos inteligentes que respondem a uma corrente elétrica com um movimento mecânico. A oxidação e redução de um polímero condutor criam cargas positivas e/ou negativas no material, que são compensadas com a inserção ou expulsão de cátions ou ânions. Por exemplo, na figura os filmes escuros são de polipirrol e o filme branco é de um eletrólito polimérico contendo um sal inorgânico.

Quando o polipirrol sofre oxidação, há a inserção de ânions para compensar a carga positiva no polímero e o filme se expande. Na outra face do dispositivo o filme de polipirrol sofre redução, expulsando ânions, e o filme se contrai. Pela montagem, em sanduíche, o sistema todo se movimenta de forma harmônica, conforme mostrado na figura.
DE PAOLI, M. A. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, maio 2001 (adaptado).

A camada central de eletrólito polimérico é importante porque

 a) absorve a irradiação de partículas carregadas, emitidas pelo aquecimento elétrico dos filmes de polipirrol.
 b) permite a difusão dos íons promovida pela aplicação de diferença de potencial, fechando o circuito elétrico.
 c) mantém um gradiente térmico no material para promover a dilatação/contração térmica de cada filme de polipirrol.
 d) permite a condução de elétrons livres, promovida pela aplicação de diferença de potencial, gerando corrente elétrica.
 e) promove a polarização das moléculas poliméricas, o que resulta no movimento gerado pela aplicação de diferença de potencial.


 26. ENEM, 2013

Medir temperatura é fundamental em muitas aplicações, e apresentar a leitura em mostradores digitais é bastante prático. O seu funcionamento é baseado na correspondência entre valores de temperatura e de diferença de potencial elétrico. Por exemplo, podemos usar o circuito elétrico apresentado, no qual o elemento sensor de temperatura ocupa um dos braços do circuito (RS) e a dependência da resistência com a temperatura é conhecida.
Para um valor de temperatura em que RS = 100 Ω, a leitura apresentada pelo voltímetro será de

 a) + 6,2 V.
 b) + 1,7 V.
 c) + 0,3 V.
 d) – 0,3 V.
 e) – 6,2 V.


 27. ENEM, 2012

Em uma planície, ocorreu um acidente ambiental em decorrência do derramamento de grande quantidade de um hidrocarboneto que se apresenta em forma pastosa à temperatura ambiente. Um químico ambiental utilizou uma quantidade apropriada de uma solução de para-dodecil-benzenossulfonato de sódio, um agente tensoativo sintético, para diminuir os impactos desse acidente.

Essa intervenção produz resultados positivos para o ambiente porque

 a) promove uma reação de substituição no hidrocarboneto, tornando-o menos letal ao ambiente.
 b) a hidrólise do para-dodecil-benzenossulfonato de sódio produz energia térmica suficiente para vaporizar o hidrocarboneto.
 c) a mistura desses reagentes provoca a combustão do hidrocarboneto, o que diminui a quantidade dessa substância na natureza.
 d) a solução de para-dodecil-benzenossulfonato possibilita a solubilização do hidrocarboneto.
 e) o reagente adicionado provoca uma solidificação do hidrocarboneto, o que facilita sua retirada do ambiente.


 28. Hora do Enem

Nematoides entomopatogênicos

Nematoides entomopatogênicos (NEPs) são minúsculos vermes capazes de matar insetos. Essa habilidade torna-os interessantes organismos para controle biológico de pragas, sendo que já existem empresas especializadas na sua comercialização para este fim. O uso desses vermes como controle biológico de uma mariposa praga de amêndoas apresentou uma eficiência de 78% de morte de larvas e pupas, mostrando seu potencial contra pragas.

O uso no controle biológico também pode ajudar na redução do emprego de pesticidas. Além disso, todos os possíveis impactos negativos encontram-se limitados à área tratada, já que sua mobilidade é baixa. Embora a utilização de NEPs tenha baixo potencial de impacto ecológico quando comparado, por exemplo, a inseticidas químicos, é de fundamental importância que a espécie de nematoide utilizada seja compatível com a cadeia ecológica presente no solo, evitando riscos de desequilíbrio na flora natural do ambiente.

ALMENARA, D. P. et al. Nematoides entomopatogênicos: as duas faces de uma simbiose. Revista da Biologia, 2010.

Com base nas informações do texto, a consequência ecológica negativa do uso de NEPs no controle biológico de pragas seria

 a) o surgimento de plantas transgênicas, em que os genes dos NEPs seriam transferidos para as plantas devido ao contato entre os dois organismos.
 b) a diminuição do crescimento das plantas cultivadas na ausência de inseticidas químicos, pois já estão acostumadas com o uso destes.
 c) a mobilidade dos NEPs no solo poderia permitir que eles invadissem outras áreas onde o uso destes não é necessário.
 d) a possibilidade de NEPs infectarem insetos que vivem na região onde as plantas são cultivadas, mas não são pragas.
 e) a eficiência dos NEPs no controle de pragas é insuficiente para causar uma consequência ecológica negativa.


 29. ENEM, 2012

No Japão, um movimento nacional para a promoção da luta contra o aquecimento global leva o slogan: 1 pessoa, 1 dia, 1 kg de CO2 a menos! A ideia é cada pessoa reduzir em 1 kg a quantidade de CO2 emitida todo dia, por meio de pequenos gestos ecológicos, como diminuir a queima de gás de cozinha.

Um hamburguer ecológico? É pra já! Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).

Considerando um processo de combustão completa de um gás de cozinha composto exclusivamente por butano (C4H10), a mínima quantidade desse gás que um japonês deve deixar de queimar para atender à meta diária, apenas com esse gesto, é de

Dados: CO2 (44 g/mol); C4H10 (58 g/mol)

 a) 0,25 kg.
 b) 0,33 kg.
 c) 1,0 kg.
 d) 1,3 kg.
 e) 3,0 kg.


 30. ENEM, 2010

Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausência de olhos.

Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que

 a) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural.
 b) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso.
 c) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes.
 d) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitidas aos descendentes.
 e) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.


 31. ENEM, 2011

Os refrigerantes têm-se tornado cada vez mais o alvo de políticas públicas de saúde. Os de cola apresentam ácido fosfórico, substância prejudicial à fixação de cálcio, o mineral que é o principal componente da matriz dos dentes. A cárie é um processo dinâmico de desequilíbrio do processo de desmineralização dentária, perda de minerais em razão da acidez. Sabe-se que o principal componente do esmalte do dente é um sal denominado hidroxiapatita. O refrigerante, pela presença da sacarose, faz decrescer o pH do biofilme (placa bacteriana), provocando a desmineralização do esmalte dentário. Os mecanismos de defesa salivar levam de 20 a 30 minutos para normalizar o nível do pH, remineralizando o dente. A equação química seguinte representa esse processo:
GROISMAN, S. Impacto do refrigerante nos dentes é avaliado sem tirá-lo da dieta. Disponível em: http://www.isaude.net. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).

Considerando que uma pessoa consuma refrigerantes diariamente, poderá ocorrer um processo de desmineralização dentária, devido ao aumento da concentração de

 a) OH–, que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a direita.
 b) H+, que reage com as hidroxilas OH–, deslocando o equilíbrio para a direita.
 c) OH–, que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a esquerda.
 d) H+, que reage com as hidroxilas OH–, deslocando o equilíbrio para a esquerda.
 e) Ca2+, que reage com as hidroxilas OH–, deslocando o equilíbrio para a esquerda.


 32. Hora do Enem

Esportistas e pessoas fisicamente ativas, preocupadas com a hidratação, acabam utilizando a água como fonte principal de hidratação, o que pode acarretar na potencialização da diluição do fluido extracelular e um aumento da quantidade de água corporal que os rins não conseguem compensar. Somado a uma baixa concentração de sódio corporal, ocasiona a hiponatremia ou "intoxicação por água", condição em que se observa a diminuição da concentração de sódio no sangue.

HIRATA, N. R. et al. Hiponatremia em atletas. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 2, n. 12. Disponivel em: www.rbne.com.br. Acesso em: 15 dez. 2015 (adaptado).

Em nível celular, a consequência dessa diluição do fluido corpóreo descrita no texto é dada pela

 a) difusão facilitada da água das células para o sangue.
 b) saída de água por transporte ativo para os órgãos do corpo.
 c) disfunção da membrana celular, que para de realizar a osmose.
 d) saída de sódio da célula por transporte passivo para o sangue.
 e) entrada excessiva de água por osmose para dentro das células.


 33. ENEM, 2010

Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.
Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o

 a) azul.
 b) preto.
 c) laranja.
 d) amarelo.
 e) vermelho.


 34. ENEM, 2010

Diversos comportamentos e funções fisiológicas do nosso corpo são periódicos, sendo assim, são classificados como ritmo biológico. Quando o ritmo biológico responde a um período aproximado de 24 horas, ele é denominado ritmo circadiano. Esse ritmo diário é mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-vigília e o da alimentação. Uma pessoa, em condições normais, acorda às 8 h e vai dormir às 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de lá, ela dormia às 18 h e acordava às 3 h da manhã. Além disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos períodos de tempo, e havia perdido a noção da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro.

BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia. São Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).

Em função das características observadas, conclui-se que a pessoa

 a) apresentou aumento do seu período de sono contínuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no período noturno.
 b) apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem do tempo.
 c) estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro.
 d) teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol.
 e) deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu período de sono porque, na realidade, continua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.


 35. Hora do Enem

Uma empresa brasileira usa o próprio oxigênio retirado do ar que circula no ambiente como matéria-prima para fabricação do seu produto. Após receber uma descarga elétrica para quebrar suas moléculas, é transformado em ozônio, um gás com alto poder bactericida e oxidante utilizado para tratamento de água, higienização de alimentos ou para neutralizar gases tóxicos, sem deixar resíduos. A empresa se prepara para levar a campo um projeto em que o gás ozônio será utilizado para tratamento de água, efluentes e solo contaminados por metais pesados de uma mina de extração de urânio em Caldas, Minas Gerais. Após a aplicação do ozônio, em 20 minutos os metais pesados presentes na amostra transformaram-se em sólidos em suspensão.

ERENO, D. Ozônio trata resíduos de mineração. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 27 jul. 2015.

Além dos sólidos em suspensão, o outro produto da descontaminação seria

 a) o ozônio.
 b) o urânio.
 c) o oxigênio.
 d) os metais pesados.
 e) os compostos orgânicos.


 36. ENEM, 2011

Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.

O Liberal, 8 jul. 2008. Disponível em: www.oliberal.com.br.

O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas, é a

 a) filtração.
 b) cloração.
 c) coagulação.
 d) fluoretação.
 e) decantação.


 37. ENEM, 2009

Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada.

Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema

 a) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.
 b) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.
 c) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.
 d) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.
 e) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.


 38. ENEM, 2012

Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico. Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases.

Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira.
Dentre os materiais listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?

 a) Álcool ou sabão.
 b) Suco de limão ou álcool.
 c) Suco de limão ou vinagre.
 d) Suco de limão, leite ou sabão.
 e) Sabão ou carbonato de sódio/barrilha.


 39. ENEM, 2009

Durante uma ação de fiscalização em postos de combustíveis, foi encontrado um mecanismo inusitado para enganar o consumidor. Durante o inverno, o responsável por um posto de combustível compra álcool por R$ 0,50/litro, a uma temperatura de 5 °C. Para revender o líquido aos motoristas, instalou um mecanismo na bomba de combustível para aquecê-lo, para que atinja a temperatura de 35 °C, sendo o litro de álcool revendido a R$ 1,60. Diariamente o posto compra 20 mil litros de álcool a 5 °C e os revende.

Com relação à situação hipotética descrita no texto e dado que o coeficiente de dilatação volumétrica do álcool é de 1×10–3 °C–1, desprezando-se o custo da energia gasta no aquecimento do combustível, o ganho financeiro que o dono do posto teria obtido devido ao aquecimento do álcool após uma semana de vendas estaria entre

 a) R$ 500,00 e R$ 1.000,00.
 b) R$ 1.050,00 e R$ 1.250,00.
 c) R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00.
 d) R$ 6.000,00 e R$ 6.900,00.
 e) R$ 7.000,00 e R$ 7.950,00.

 40. Hora do Enem

Texto I

O fio de teia de aranha, assim como outros biopolímeros naturais, é produzido por reações entre várias unidades semelhantes às da figura:

Texto II

No que depender de um grupo de pesquisadores brasileiros, liderado por Elíbio Rech, pesquisador da Embrapa, dentro de alguns anos será possível fabricar fibras sintéticas inspiradas nas teias de aranha da biodiversidade brasileira. Segundo eles, esse novo biomaterial poderá, em tese, ser utilizado para uma infinidade de aplicações que demandam flexibilidade, resistência e biodegradabilidade.

VASCONCELOS, Y. Cientistas brasileiros produzem fibras sintéticas que mimetizam os fios de aranhas. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: www.revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 2 nov. 2015 (adaptado).

Tanto o fio produzido naturalmente pelas aranhas quanto o produzido pela biotecnologia citada são biodegradáveis devido à

 a) ocorrência de hidrólise amídica.
 b) hidratação de grupos peptídicos.
 c) presença de vários grupos iônicos.
 d) existência de ligações fracas do tipo pi.
 e) existência de forças intermoleculares fracas.


 41. ENEM, 2013
 Disponível em: www.filosofia.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010.

Pelas características da linguagem visual e pelas escolhas vocabulares, pode-se entender que o texto possibilita a reflexão sobre uma problemática contemporânea ao

 a) criticar o transporte rodoviário brasileiro, em razão da grande quantidade de caminhões nas estradas.
 b) ironizar a dificuldade de locomoção no trânsito urbano, devida ao grande fluxo de veículos.
 c) expor a questão do movimento como um problema existente desde tempos antigos, conforme frase citada.
 d) restringir os problemas de tráfego a veículos particulares, defendendo, como solução, o transporte público.
 e) propor a ampliação de vias nas estradas, detalhando o espaço exíguo ocupado pelos veículos nas ruas.


 42. Hora do Enem

Texto I

Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.

Arrastaram-se para lá, devagar, sinha Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás.

Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se.
RAMOS, G. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2006.


Texto II
GUAZZELLI, E. In: RAMOS, G. Vidas secas. Adaptação de Arnaldo Branco. Rio de Janeiro: Galera Record, 2015.

Os elementos que a história em quadrinhos manteve do texto de Graciliano Ramos são

 a) a orientação política e o estilo panfletário.
 b) a sequência temporal e o caráter sintético.
 c) a tendência ficcional e a abordagem psicológica.
 d) a temática regionalista e a visão nacionalista.
 e) a locomoção vagarosa e o vazio existencial.


 43. ENEM, 2010
MONET, C. Mulher com sombrinha. 1875, 100 x 81 cm. In: BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: Ática, 1997.

Em busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. Observadores atentos da natureza, esses artistas passaram a

 a) retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar nos objetos.
 b) usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definiam as imagens e as cores do objeto representado.
 c) retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas.
 d) usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.
 e) usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento.


 44. ENEM, 2009
BRASIL. Ministério da Saúde, 2009 (adaptado).

Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem

 a) o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos.
 b) o uso de orações subordinadas condicionais e temporais.
 c) o emprego de pronomes como "você" e "sua" e o uso do imperativo.
 d) a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.
 e) o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.


 45. ENEM, 2009

A música pode ser definida como a combinação de sons ao longo do tempo. Cada produto final oriundo da infinidade de combinações possíveis será diferente, dependendo da escolha das notas, de suas durações, dos instrumentos utilizados, do estilo de música, da nacionalidade do compositor e do período em que as obras foram compostas.
Figura 1 - http://images.quebarato.com.br/photos/big/2/D/15A12D_2.jpg.
Figura 2 - http://ourinhos.prefeituramunicipal.net/dados/fotos/2009/07/07/normal.http://ourinhos.prefeituramunicipal.net/dados/fotos/2009/07/07/normal.
Figura 3 - http://www.edmontonculturalcapital.com/gallery/edjazzfestival/JazzQuartet.jpg.
Figura 4 - http://www.filmica.com/jacintaescudos/archivos/Led-Zeppelin.jpg.

Das figuras que apresentam grupos musicais em ação, pode-se concluir que o(os) grupo(s) mostrado(s) na(s) figura(s)

 a) 1 executa um gênero característico da música brasileira, conhecido como chorinho.
 b) 2 executa um gênero característico da música clássica, cujo compositor mais conhecido é Tom Jobim.
 c) 3 executa um gênero característico da música europeia, que tem como representantes Beethoven e Mozart.
 d) 4 executa um tipo de música caracterizada pelos instrumentos acústicos, cuja intensidade e nível de ruído permanecem na faixa dos 30 aos 40 decibéis.
 e) 1 a 4 apresentam um produto final bastante semelhante, uma vez que as possibilidades de combinações sonoras ao longo do tempo são limitadas.


 46. ENEM, 2009

Nestes últimos anos, a situação mudou bastante e o Brasil, normalizado, já não nos parece tão mítico, no bem e no mal. Houve um mútuo reconhecimento entre os dois países de expressão portuguesa de um lado e do outro do Atlântico: o Brasil descobriu Portugal e Portugal, em um retorno das caravelas, voltou a descobrir o Brasil e a ser, por seu lado, colonizado por expressões linguísticas, as telenovelas, os romances, a poesia, a comida e as formas de tratamento brasileiros. O mesmo, embora em nível superficial, dele excluído o plano da língua, aconteceu com a Europa, que, depois da diáspora dos anos 70, depois da inserção na cultura da bossa-nova e da música popular brasileira, da problemática ecológica centrada na Amazônia, ou da problemática social emergente do fenômeno dos meninos de rua, e até do álibi ocultista dos romances de Paulo Coelho, continua todos os dias a descobrir, no bem e no mal, o novo Brasil. Se, no fim do século XIX, Sílvio Romero definia a literatura brasileira como manifestação de um país mestiço, será fácil para nós defini-la como expressão de um país polifônico: em que já não é determinante o eixo Rio-São Paulo, mas que, em cada região, desenvolve originalmente a sua unitária e particular tradição cultural. É esse, para nós, no início do século XXI, o novo estilo brasileiro.

STEGAGNO-PICCHIO, L. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004 (adaptado).

No texto, a autora mostra como o Brasil, ao longo de sua história, foi, aos poucos, construindo uma identidade cultural e literária relativamente autônoma frente à identidade europeia, em geral, e à portuguesa em particular. Sua análise pressupõe, de modo especial, o papel do patrimônio literário e linguístico, que favoreceu o surgimento daquilo que ela chama de "estilo brasileiro". Diante desse pressuposto, e levando em consideração o texto e as diferentes etapas de consolidação da cultura brasileira, constata-se que

 a) o Brasil redescobriu a cultura portuguesa no século XIX, o que o fez assimilar novos gêneros artísticos e culturais, assim como usos originais do idioma, conforme ilustra o caso do escritor Machado de Assis.
 b) a Europa reconheceu a importância da língua portuguesa no mundo, a partir da projeção que poetas brasileiros ganharam naqueles países, a partir do século XX.
 c) ocorre, no início do século XXI, promovido pela solidificação da cultura nacional, maior reconhecimento do Brasil por ele mesmo, tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos.
 d) o Brasil continua sendo, como no século XIX, uma nação culturalmente mestiça, embora a expressão dominante seja aquela produzida no eixo Rio-São Paulo, em especial aquela ligada às telenovelas.
 e) o novo estilo cultural brasileiro se caracteriza por uma união bastante significativa entre as diversas matrizes culturais advindas das várias regiões do país, como se pode comprovar na obra de Paulo Coelho.


 47. ENEM, 2011

A discussão sobre "o fim do livro de papel" com a chegada da mídia eletrônica me lembra a discussão idêntica sobre a obsolescência do folheto de cordel. Os folhetos talvez não existam mais daqui a 100 ou 200 anos, mas, mesmo que isso aconteça, os poemas de Leandro Gomes de Barros ou Manuel Camilo dos Santos continuarão sendo publicados e lidos — em CD-ROM, em livro eletrônico, em "chips quânticos", sei lá o quê. O texto é uma espécie de alma imortal, capaz de reencarnar em corpos variados: página impressa, livro em Braille, folheto, "coffee-table book", cópia manuscrita, arquivo PDF... Qualquer texto pode se reencarnar nesses (e em outros) formatos, não importa se é Moby Dick ou Viagem a São Saruê, se é Macbeth ou O livro de piadas de Casseta & Planeta.

TAVARES, B. Disponível em: jornaldaparaiba.globo.com.

Ao refletir sobre a possível extinção do livro impresso e o surgimento de outros suportes em via eletrônica, o cronista manifesta seu ponto de vista, defendendo que

 a) o cordel é um dos gêneros textuais, por exemplo, que serão extintos com o avanço da tecnologia.
 b) o livro impresso permanecerá como objeto cultural veiculador de impressões e de valores culturais.
 c) o surgimento da mídia eletrônica decretou o fim do prazer de se ler textos em livros e suportes impressos.
 d) os textos continuarão vivos e passíveis de reprodução em novas tecnologias, mesmo que os livros desapareçam.
 e) os livros impressos desaparecerão e, com eles, a possibilidade de se ler obras literárias dos mais diversos gêneros.


 48. ENEM, 2011

Quando os portugueses se instalaram no Brasil, o país era povoado de índios. Importaram, depois, da África, grande número de escravos. O Português, o Índio e o Negro constituem, durante o período colonial, as três bases da população brasileira. Mas no que se refere à cultura, a contribuição do Português foi de longe a mais notada.

Durante muito tempo o português e o tupi viveram lado a lado como línguas de comunicação. Era o tupi que utilizavam os bandeirantes nas suas expedições. Em 1694, dizia o Padre Antônio Vieira que "as famílias dos portugueses e índios em São Paulo estão tão ligadas hoje umas com as outras, que as mulheres e os filhos se criam mística e domesticamente, e a língua que nas ditas famílias se fala é a dos Índios, e a portuguesa a vão os meninos aprender à escola."

TEYSSIER, P. História da língua portuguesa. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1984 (adaptado).

A identidade de uma nação está diretamente ligada à cultura de seu povo. O texto mostra que, no período colonial brasileiro, o Português, o Índio e o Negro formaram a base da população e que o patrimônio linguístico brasileiro é resultado da

 a) contribuição dos índios na escolarização dos brasileiros.
 b) diferença entre as línguas dos colonizadores e as dos indígenas.
 c) importância do Padre Antônio Vieira para a literatura de língua portuguesa.
 d) origem das diferenças entre a língua portuguesa e as línguas tupi.
 e) interação pacífica no uso da língua portuguesa e da língua tupi.


 49. Hora do Enem
KONDO, D. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 abr. 2016.

Na imagem, os elementos verbais e não verbais na retratação de duas épocas históricas distintas atuam em conjunto para provocar no leitor uma reflexão sobre

 a) a conquista do direito de defesa.
 b) a derrota da esquerda no passado.
 c) a igualdade da política na atualidade.
 d) o empate da luta na atualidade.
 e) o símbolo do muro na história.


 50. ENEM, 2013

Texto I

É evidente que a vitamina D é importante — mas como obtê-la? Realmente, a vitamina D pode ser produzida naturalmente pela exposição à luz do sol, mas ela também existe em alguns alimentos comuns. Entretanto, como fonte dessa vitamina, certos alimentos são melhores do que outros. Alguns possuem uma quantidade significativa de vitamina D, naturalmente, e são alimentos que talvez você não queira exagerar: manteiga, nata, gema de ovo e fígado.

Disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.

Texto II

Todos nós sabemos que a vitamina D (colecalciferol) é crucial para sua saúde. Mas a vitamina D é realmente uma vitamina? Está presente nas comidas que os humanos normalmente consomem? Embora exista em algum percentual na gordura do peixe, a vitamina D não está em nossas dietas, a não ser que os humanos artificialmente incrementem um produto alimentar, como o leite enriquecido com vitamina D. A natureza planejou que você a produzisse em sua pele, e não a colocasse direto em sua boca.

Então, seria a vitamina D realmente uma vitamina?

Disponível em: www.umaoutravisao.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.

Frequentemente circulam na mídia textos de divulgação científica que apresentam informações divergentes sobre um mesmo tema. Comparando os dois textos, constata-se que o Texto II contrapõe-se ao I quando

 a) comprova cientificamente que a vitamina D não é uma vitamina.
 b) demonstra a verdadeira importância da vitamina D para a saúde.
 c) enfatiza que a vitamina D é mais comumente produzida pelo corpo que absorvida por meio de alimentos.
 d) afirma que a vitamina D existe na gordura dos peixes e no leite, não em seus derivados.
 e) levanta a possibilidade de o corpo humano produzir artificialmente a vitamina D.


 51. ENEM, 2010

S.O.S Português

Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o entendimento de que a escrita é mais complexa que a fala, e seu ensino restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem sempre nos damos conta disso.

S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, n. 231, abr. 2010 (fragmento adaptado).

O assunto tratado no fragmento é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se as marcas linguísticas próprias do uso

 a) regional, pela presença de léxico de determinada região do Brasil.
 b) literário, pela conformidade com as normas da gramática.
 c) técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos.
 d) coloquial, por meio do registro de informalidade.
 e) oral, por meio do uso de expressões típicas da oralidade.


 52. Hora do Enem

A poesia contra a violência

O uso das redes sociais com toda a capacidade de um poeta permite que os usuários da rede reajam à poesia, curtam, compartilhem e façam com que ela se perpetue em inúmeras casas, lugares e pessoas. A forma como o poeta Sérgio Vaz combina poesia e fotografias torna seu perfil na rede social uma página especial. Ele consegue dar voz para quem está na periferia. Ao invés de usar simples legendas, cada post de Sérgio Vaz é publicado para inspirar.
"E a felicidade,/ ainda que tardia/ deve ser conquistada./ E que ninguém mais/ aceite as migalhas/ do cotidiano."
CARNEIRO, D. A poesia contra a violência do poeta Sérgio Vaz. Disponível em: www.bibliotecasdobrasil.com. Acesso em 18 abr. 2016 (adaptado).

A notícia apresenta um projeto que leva a poesia até muros das periferias e, de lá, para o mural de uma rede social. Dentro dessa relação, a autora destaca

 a) a necessidade de dar visibilidade à poesia mesmo que perca qualidade literária.
 b) a tendência de compartilhar mensagens motivacionais e sem criticidade nas redes sociais.
 c) a possibilidade de espalhar poemas pela cidade e internet através de álbuns fotográficos.
 d) a urgência de disseminar a produção poética periférica em meios literários prestigiados.
 e) a importância de tornar a literatura acessível através de novos meios e linguagens.


 53. ENEM, 2010

Texto I

O chamado "fumante passivo" é aquele indivíduo que não fuma, mas acaba respirando a fumaça dos cigarros fumados ao seu redor. Até hoje, discutem-se muito os efeitos do fumo passivo, mas uma coisa é certa: quem não fuma não é obrigado a respirar a fumaça dos outros.

O fumo passivo é um problema de saúde pública em todos os países do mundo. Na Europa, estima-se que 79% das pessoas estão expostas à fumaça "de segunda mão", enquanto, nos Estados Unidos, 88% dos não fumantes acabam fumando passivamente. A Sociedade do Câncer da Nova Zelândia informa que o fumo passivo é a terceira entre as principais causas de morte no país, depois do fumo ativo e do uso de álcool.
Disponível em: www.terra.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010 (fragmento).


Texto II
Disponível em: http://rickjaimecomics.blogspot.com. Acesso em: 27 abr. 2010.

Ao abordar a questão do tabagismo, os textos I e II procuram demonstrar que

 a) a quantidade de cigarros consumidos por pessoa, diariamente, excede o máximo de nicotina recomendado para os indivíduos, inclusive para os não fumantes.
 b) para garantir o prazer que o indivíduo tem ao fumar, será necessário aumentar as estatísticas de fumo passivo.
 c) a conscientização dos fumantes passivos é uma maneira de manter a privacidade de cada indivíduo e garantir a saúde de todos.
 d) os não fumantes precisam ser respeitados e poupados, pois estes também estão sujeitos às doenças causadas pelo tabagismo.
 e) o fumante passivo não é obrigado a inalar as mesmas toxinas que um fumante, portanto depende de ele evitar ou não a contaminação proveniente da exposição ao fumo.


 54. ENEM, 2010
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.
Disponível em: http://www.passeiweb.com. Acesso em: 1 maio 2009.

Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de

 a) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.
 b) representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.
 c) explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.
 d) questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.
 e) apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.


 55. ENEM, 2012

Labaredas nas trevas
Fragmentos do diário secreto de Teodor Konrad Nalecz Korzeniowski

20 DE JULHO [1912]

Peter Sumerville pede-me que escreva um artigo sobre Crane. Envio-lhe uma carta: "Acredite-me, prezado senhor, nenhum jornal ou revista se interessaria por qualquer coisa que eu, ou outra pessoa, escrevesse sobre Stephen Crane. Ririam da sugestão. […] Dificilmente encontro alguém, agora, que saiba quem é Stephen Crane ou lembre-se de algo dele. Para os jovens escritores que estão surgindo ele simplesmente não existe."

20 DE DEZEMBRO [1919]

Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal. Sou reconhecido como o maior escritor vivo da língua inglesa. Já se passaram dezenove anos desde que Crane morreu, mas eu não o esqueço. E parece que outros também não. The London Mercury resolveu celebrar os vinte e cinco anos de publicação de um livro que, segundo eles, foi "um fenômeno hoje esquecido" e me pediram um artigo.

FONSECA, R. Romance negro e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 (fragmento).

Na construção de textos literários, os autores recorrem com frequência a expressões metafóricas. Ao empregar o enunciado metafórico "Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal", pretendeu-se estabelecer, entre os dois fragmentos do texto em questão, uma relação semântica de

 a) causalidade, segundo a qual se relacionam as partes de um texto, em que uma contém a causa e a outra, a consequência.
 b) temporalidade, segundo a qual se articulam as partes de um texto, situando no tempo o que é relatado nas partes em questão.
 c) condicionalidade, segundo a qual se combinam duas partes de um texto, em que uma resulta ou depende de circunstâncias apresentadas na outra.
 d) adversidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta uma orientação argumentativa distinta e oposta à outra.
 e) finalidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta o meio, por exemplo, para uma ação e a outra, o desfecho da mesma.


 56. Hora do Enem
CAULOS. Só dói quando eu respiro. Porto Alegre: L&PM, 2012.

O cartum é constituído por uma linguagem não verbal e configura-se uma função opinativa ou analítica que expõe questões. A crítica do cartum é obtida com uma composição que

 a) apresenta tratamento metafórico ao tema posto em debate.
 b) aborda de forma irônica o pretenso caráter racional do ser humano.
 c) contrasta a personagem com o ambiente em que se encontra inserida.
 d) oculta aspectos entendidos como desagradáveis do assunto em pauta.
 e) suaviza humoristicamente a realidade por meio de traços caricaturescos.


 57. ENEM, 2013

Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. [...]

Art 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

Art 4° É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. [...]

BRASIL. Lei n. 8 069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: www.planalto.gov.br (fragmento).

Para cumprir sua função social, o Estatuto da criança e do adolescente apresenta características próprias desse gênero quanto ao uso da língua e quanto à composição textual. Entre essas características, destaca-se o emprego de

 a) repetição vocabular para facilitar o entendimento.
 b) palavras e construções que evitem ambiguidade.
 c) expressões informais para apresentar os direitos.
 d) frases na ordem direta para apresentar as informações mais relevantes.
 e) exemplificações que auxiliem a compreensão dos conceitos formulados.


 58. ENEM, 2012

Das irmãs

os meus irmãos sujando-se
na lama
e eis-me aqui cercada
de alvura e enxovais

eles se provocando e provando
do fogo
e eu aqui fechada
provendo a comida

eles se lambuzando e arrotando
na mesa
e eu a temperada
servindo, contida

os meus irmãos jogando-se
na cama
e eis-me afiançada
por dote e marido

QUEIROZ, S. O sacro ofício. Belo Horizonte: Comunicação, 1980.

O poema de Sonia Queiroz apresenta uma voz lírica feminina que contrapõe o estilo de vida do homem ao modelo reservado à mulher. Nessa contraposição, ela conclui que

 a) a mulher deve conservar uma assepsia que a distingue de homens, que podem se jogar na lama.
 b) a palavra "fogo" é uma metáfora que remete ao ato de cozinhar, tarefa destinada às mulheres.
 c) a luta pela igualdade entre os gêneros depende da ascensão financeira e social das mulheres.
 d) a cama, com sua "alvura e enxovais", é um símbolo da fragilidade feminina no espaço doméstico.
 e) os papéis sociais destinados aos gêneros produzem efeitos e graus de autorrealização desiguais.


 59. ENEM, 2011

Texto I

O meu nome é Severino,
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias,
mas isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem fala
ora a Vossas Senhorias?

MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1994 (fragmento).

Texto II

João Cabral, que já emprestara sua voz ao rio, transfere-a, aqui, ao retirante Severino, que, como o Capibaribe, também segue no caminho do Recife. A autoapresentação do personagem, na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define, menos se individualiza, pois seus traços biográficos são sempre partilhados por outros homens.

SECCHIN, A. C. João Cabral: a poesia do menos. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999 (fragmento).

Com base no trecho de Morte e Vida Severina (Texto I) e na análise crítica (Texto II), observa-se que a relação entre o texto poético e o contexto social a que ele faz referência aponta para um problema social expresso literariamente pela pergunta "Como então dizer quem fala / ora a Vossas Senhorias?". A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da

 a) descrição minuciosa dos traços biográficos do personagem-narrador.
 b) construção da figura do retirante nordestino como um homem resignado com a sua situação.
 c) representação, na figura do personagem-narrador, de outros Severinos que compartilham sua condição.
 d) apresentação do personagem-narrador como uma projeção do próprio poeta, em sua crise existencial.
 e) descrição de Severino, que, apesar de humilde, orgulha-se de ser descendente do coronel Zacarias.


 60. Hora do Enem

Chapeuzinho amarelo

Mas o engraçado é que,
assim que encontrou o LOBO,
a Chapeuzinho Amarelo
foi perdendo aquele medo,
o medo do medo do medo
de um dia encontrar um LOBO.
Foi passando aquele medo
do medo que tinha do LOBO.
Foi ficando só com um pouco
de medo daquele lobo.
Depois acabou o medo
e ela ficou só com o lobo.

BUARQUE, C. Chapeuzinho amarelo. São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores Ltda., 1987 (adaptado).

O texto é um exemplo do emprego eficiente dos efeitos estéticos da linguagem porque a

 a) forma apresentada funciona como elemento temático.
 b) criatividade utilizada subverte a gramática portuguesa.
 c) temática abordada discorre sobre a problemática moral.
 d) ironia estabelecida serve como desvalorização da tradição.
 e) paródia veiculada trabalha com desprezo ao assunto infantil.


 61. Hora do Enem

Texto I

O nón lá (expressão vietnamita para "chapéu de folhas") é um tradicional símbolo cultural do sudeste asiático. Inicialmente criado para proteção contra o sol tropical e as chuvas de monção, é utilizado em todo o Vietnã e também em zonas rurais do Laos e áreas fronteiriças do Camboja.
Disponível em: http://www.baodoi.com. Acesso em: 21 dez. 2014 (adaptado).


Texto II

O nón lá da figura corresponde à superfície de um sólido de revolução com um círculo como base.


O sólido de revolução cuja superfície corresponde ao nón lá da figura é denominado

 a) cone.
 b) cilindro.
 c) pirâmide.
 d) tronco de cone.
 e) tronco de cilindro.


 62. ENEM, 2013

As torres Puerta de Europa são duas torres inclinadas uma contra a outra, construídas numa avenida de Madri, na Espanha. A inclinação das torres é de 15° com a vertical e elas têm, cada uma, uma altura de 114 m (a altura é indicada na figura como o segmento AB). Estas torres são um bom exemplo de um prisma oblíquo de base quadrada e uma delas pode ser observada na imagem.
Utilizando 0,26 como valor aproximado para a tangente de 15° e duas casas decimais nas operações, descobre-se que a área da base desse prédio ocupa na avenida um espaço

 a) menor que 100 m2.
 b) entre 100 m2 e 300 m2.
 c) entre 300 m2 e 500 m2.
 d) entre 500 m2 e 700 m2.
 e) maior que 700 m2.


 63. Hora do Enem

Na frente da casa de Antônio há uma área verde totalmente plana de formato retangular com 8 m de comprimento por 7 m de largura.

Antônio foi notificado pelo condomínio em que mora de que deveria diminuir o comprimento da área verde em 1,5 m, permitindo, assim, uma maior calçada para os transeuntes. Com isso, ele decidiu também diminuir a largura em 2 m para aumentar o espaço da garagem.

A área de diminuição da largura e do comprimento foram cimentadas, diminuindo a área verde da casa.

A área verde da casa de Antônio teve uma redução percentual aproximada de

 a) 18,75%.
 b) 28,5%.
 c) 42%.
 d) 47,25%.
 e) 58%.


 64. ENEM, 2010

Em um casamento, os donos da festa serviam champanhe aos seus convidados em taças com formato de um hemisfério (Figura 1), porém um acidente na cozinha culminou na quebra de grande parte desses recipientes. Para substituir as taças quebradas, utilizou-se um outro tipo com formato de cone (Figura 2). No entanto, os noivos solicitaram que o volume de champanhe nos dois tipos de taças fosse igual.
Considere:


Sabendo que a taça com o formato de hemisfério é servida completamente cheia, a altura do volume de champanhe que deve ser colocado na outra taça, em centímetros, é de

 a) 1,33.
 b) 6,00.
 c) 12,00.
 d) 56,52.
 e) 113,04.


 65. Hora do Enem

Texto I

Portões basculantes são aqueles cuja abertura é feita por um mecanismo de elevação do portão, rotacionando-o sobre um eixo móvel. Na figura a seguir, observe o modelo de um portão basculante com esquemas sobre seu funcionamento. Os pontos A e B indicam os centros dos rolamentos, localizados nos extremos do eixo móvel do portão. Os esquemas indicando apenas o ponto B são simetricamente válidos também para o ponto A:
Disponível em: http://www.portaoteledisk.com.br. Acesso em: 16 dez. 2014 (adaptado).


Texto II

Os rolamentos (aliados ao conjunto de hastes e roldanas), ao deslizarem sobre a guia linear, fazem o portão tanto rotacionar sobre si mesmo quanto se elevar, recolhendo-se no alto.

O movimento dos centros dos rolamentos ocorre sempre no mesmo plano α, ortogonal ao plano do chão e paralelo às frentes das guias lineares.

A figura que representa a projeção ortogonal da trajetória dos centros dos rolamentos do portão basculante sobre o plano do chão é

 a)

 b)

 c)

 d)

 e)



 66. ENEM, 2012

José, Paulo e Antônio estão jogando dados não viciados, nos quais, em cada uma das seis faces, há um número de 1 a 6. Cada um deles jogará dois dados simultaneamente. José acredita que, após jogar seus dados, os números das faces voltadas para cima lhe darão uma soma igual a 7. Já Paulo acredita que sua soma será igual a 4 e Antônio acredita que sua soma será igual a 8.

Com essa escolha, quem tem a maior probabilidade de acertar sua respectiva soma é

 a) Antônio, já que sua soma é a maior de todas as escolhidas.
 b) José e Antônio, já que há 6 possibilidades tanto para a escolha de José quanto para a escolha de Antônio, e há apenas 4 possibilidades para a escolha de Paulo.
 c) José e Antônio, já que há 3 possibilidades tanto para a escolha de José quanto para a escolha de Antônio, e há apenas 2 possibilidades para a escolha de Paulo.
 d) José, já que há 6 possibilidades para formar sua soma, 5 possibilidades para formar a soma de Antônio e apenas 3 possibilidades para formar a soma de Paulo.
 e) Paulo, já que sua soma é a menor de todas.


 67. ENEM, 2009

Para cada indivíduo, a sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é composto por um número de 9 algarismos e outro número de 2 algarismos, na forma d1d2, em que os dígitos d1 e d2 são denominados dígitos verificadores. Os dígitos verificadores são calculados, a partir da esquerda, da seguinte maneira: os 9 primeiros algarismos são multiplicados pela sequência 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 (o primeiro por 10, o segundo por 9, e assim sucessivamente); em seguida, calcula-se o resto r da divisão da soma dos resultados das multiplicações por 11, e se esse resto r for 0 ou 1, d1 é zero, caso contrário d1 = (11 – r). O dígito d2 é calculado pela mesma regra, na qual os números a serem multiplicados pela sequência dada são contados a partir do segundo algarismo, sendo d1 o último algarismo, isto é, d2 é zero se o resto s da divisão por 11 das somas das multiplicações for 0 ou 1, caso contrário, d2 = (11 – s).

Suponha que João tenha perdido seus documentos, inclusive o cartão de CPF, e, ao dar queixa da perda na delegacia, não conseguisse lembrar quais eram os dígitos verificadores, recordando-se apenas que os nove primeiros algarismos eram 123.456.789. Neste caso, os dígitos verificadores d1 e d2 esquecidos são, respectivamente,

 a) 0 e 9.
 b) 1 e 4.
 c) 1 e 7.
 d) 9 e 1.
 e) 0 e 1.


 68. ENEM, 2012

Em um blog de variedades, músicas, mantras e informações diversas, foram postados "Contos de Halloween". Após a leitura, os visitantes poderiam opinar, assinalando suas reações em "Divertido", "Assustador" ou "Chato". Ao final de uma semana, o blog registrou que 500 visitantes distintos acessaram esta postagem.

O gráfico a seguir apresenta o resultado da enquete.
O administrador do blog irá sortear um livro entre os visitantes que opinaram na postagem "Contos de Halloween".

Sabendo que nenhum visitante votou mais de uma vez, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso entre as que opinaram ter assinalado que o conto "Contos de Halloween" é "Chato" é mais aproximada por

 a) 0,09.
 b) 0,12.
 c) 0,14.
 d) 0,15.
 e) 0,18.


 69. ENEM, 2010

Nos processos industriais, como na indústria de cerâmica, é necessário o uso de fornos capazes de produzir elevadas temperaturas e, em muitas situações, o tempo de elevação dessa temperatura deve ser controlado, para garantir a qualidade do produto final e a economia no processo. Em uma indústria de cerâmica, o forno é programado para elevar a temperatura ao longo do tempo de acordo com a função
em que T é o valor da temperatura atingida pelo forno, em graus Celsius, e t é o tempo, em minutos, decorrido desde o instante em que o forno é ligado.

Uma peça deve ser colocada nesse forno quando a temperatura for 48 °C e retirada quando a temperatura for 200 °C.

O tempo de permanência dessa peça no forno é, em minutos, igual a

 a) 100.
 b) 108.
 c) 128.
 d) 130.
 e) 150.


 70. Hora do Enem

Uma construtora precisa contratar uma empresa de engenharia especializada em falhas mecânicas para a análise de um acidente em determinada obra. Foram pré-selecionadas duas companhias, A e B, com a competência necessária para realizar tal trabalho.

Sabe-se que, para tais serviços, a empresa A cobra um valor fixo de R$ 1 500,00, mais R$ 250,00 por hora de trabalho, enquanto a empresa B cobra um preço fixo de R$ 900,00 mais R$ 350,00 por hora de trabalho.

Conhecendo-se aproximadamente qual seria o tempo necessário para a realização desse trabalho, o setor financeiro da construtora, após realizar o devido estudo, concluiu que seria mais vantajoso contratar os serviços de A.

Será mais vantajoso, a partir de que horas, contratar a empresa A?

 a) 1
 b) 4
 c) 5
 d) 6
 e) 9


 71. ENEM, 2013

Uma indústria tem um reservatório de água com capacidade para 900 m3. Quando há necessidade de limpeza do reservatório, toda a água precisa ser escoada. O escoamento da água é feito por seis ralos, e dura 6 horas quando o reservatório está cheio. Esta indústria construirá um novo reservatório, com capacidade de 500 m3, cujo escoamento da água deverá ser realizado em 4 horas, quando o reservatório estiver cheio. Os ralos utilizados no novo reservatório deverão ser idênticos aos do já existente.

A quantidade de ralos do novo reservatório deverá ser igual a

 a) 2.
 b) 4.
 c) 5.
 d) 8.
 e) 9.


 72. ENEM, 2013

Foi realizado um levantamento nos 200 hotéis de uma cidade, no qual foram anotados os valores, em reais, das diárias para um quarto padrão de casal e a quantidade de hotéis para cada valor da diária. Os valores das diárias foram: A = R$ 200,00; B = R$ 300,00; C = R$ 400,00 e D = R$ 600,00. No gráfico, as áreas representam as quantidades de hotéis pesquisados, em porcentagem, para cada valor da diária.
O valor mediano da diária, em reais, para o quarto padrão de casal nessa cidade, é

 a) 300,00.
 b) 345,00.
 c) 350,00.
 d) 375,00.
 e) 400,00.


 73. ENEM, 2012

Maria quer inovar em sua loja de embalagens e decidiu vender caixas com diferentes formatos. Nas imagens apresentadas estão as planificações dessas caixas.
Quais serão os sólidos geométricos que Maria obterá a partir dessas planificações?

 a) Cilindro, prisma de base pentagonal e pirâmide.
 b) Cone, prisma de base pentagonal e pirâmide.
 c) Cone, tronco de pirâmide e pirâmide.
 d) Cilindro, tronco de pirâmide e prisma.
 e) Cilindro, prisma e tronco de cone.


 74. ENEM, 2012

O esporte de alta competição da atualidade produziu uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo humano? O maratonista original, o grego da lenda, morreu de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas.

Um professor de Educação Física, ao discutir com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido.

Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 25 jun. 2011 (adaptado).

Se o percurso de Dean Karnazes fosse também em uma pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo professor e a percorrida pelo atleta?

 a) 1:700
 b) 1:7 000
 c) 1:70 000
 d) 1:700 000
 e) 1:7 000 000


 75. ENEM, 2009

Suponha que, na escultura do artista Emanoel Araújo, mostrada na figura a seguir, todos os prismas numerados em algarismos romanos são retos, com bases triangulares, e que as faces laterais do poliedro II são perpendiculares à sua própria face superior, que, por sua vez, é um triângulo congruente ao triângulo base dos prismas. Além disso, considere que os prismas I e III são perpendiculares ao prisma IV e ao poliedro II.
Disponível em: www.escritosriodearte.com.br. Acesso em: 28 jul. 2009.

Imagine um plano paralelo à face α do prisma I, mas que passe pelo ponto P pertencente à aresta do poliedro II, indicado na figura. A interseção desse plano imaginário com a escultura contém

 a) dois triângulos congruentes com lados correspondentes paralelos.
 b) dois retângulos congruentes e com lados correspondentes paralelos.
 c) dois trapézios congruentes com lados correspondentes perpendiculares.
 d) dois paralelogramos congruentes com lados correspondentes paralelos.
 e) dois quadriláteros congruentes com lados correspondentes perpendiculares.


 76. ENEM, 2011

Um técnico em refrigeração precisa revisar todos os pontos de saída de ar de um escritório com várias salas.

Na imagem apresentada, cada ponto indicado por uma letra é a saída do ar, e os segmentos são as tubulações.
Iniciando a revisão pelo ponto K e terminando em F, sem passar mais de uma vez por cada ponto, o caminho será passando pelos pontos

 a) K, I e F.
 b) K, J, I, G, L e F.
 c) K, L, G, I, J, H e F.
 d) K, J, H, I, G, L e F.
 e) K, L, G, I, H, J e F.


 77. Hora do Enem

Nos torneios de saltos ornamentais, os atletas têm cada um de seus saltos avaliados simultaneamente por vários juízes. Cada juiz atribui uma nota para aquele salto. A nota final do salto corresponde à média aritmética das notas, descartadas a maior e a menor nota. É vencedor do torneio aquele que apresenta maior nota final do salto.

Em certo torneio, cada um dos cinco atletas finalistas executou um salto que foi avaliado por cinco juízes. A tabela a seguir apresenta as notas dos atletas.
Foi vencedor desse torneio de salto ornamental o atleta

 a) I.
 b) II.
 c) III.
 d) IV.
 e) V.


 78. ENEM, 2011

O saldo de contratações no mercado formal no setor varejista da região metropolitana de São Paulo registrou alta. Comparando as contratações deste setor no mês de fevereiro com as de janeiro deste ano, houve incremento de 4 300 vagas no setor, totalizando 880 605 trabalhadores com carteira assinada.
Disponível em: http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).

Suponha que o incremento de trabalhadores no setor varejista seja sempre o mesmo nos seis primeiros meses do ano.
Considerando-se que y e x representam, respectivamente, as quantidades de trabalhadores no setor varejista e os meses, janeiro sendo o primeiro, fevereiro, o segundo, e assim por diante, a expressão algébrica que relaciona essas quantidades nesses meses é

 a) y = 4 300x
 b) y = 884 905x
 c) y = 872 005 + 4 300x
 d) y = 876 305 + 4 300x
 e) y = 880 605 + 4 300x


 79. ENEM, 2010

A disparidade de volume entre os planetas é tão grande que seria possível colocá-los uns dentro dos outros. O planeta Mercúrio é o menor de todos. Marte é o segundo menor: dentro dele cabem três Mercúrios. Terra é o único com vida: dentro dela cabem sete Martes. Netuno é o quarto maior: dentro dele cabem 58 Terras. Júpiter é o maior dos planetas: dentro dele cabem 23 Netunos.
Revista Veja. Ano 41, nº 25, 25 jun. 2008 (adaptado).

Seguindo o raciocínio proposto, quantas Terras cabem dentro de Júpiter?

 a) 406
 b) 1.334
 c) 4.002
 d) 9.338
 e) 28.014


 80. ENEM, 2011

Todo o país passa pela primeira fase de campanha de vacinação contra a gripe suína (H1N1). Segundo um médico infectologista do Instituto Emílio Ribas, de São Paulo, a imunização "deve mudar", no país, a história da epidemia. Com a vacina, de acordo com ele, o Brasil tem a chance de barrar uma tendência do crescimento da doença, que já matou 17 mil no mundo. A tabela apresenta dados específicos de um único posto de vacinação.
Disponível em: img.terra.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).

Escolhendo-se aleatoriamente uma pessoa atendida nesse posto de vacinação, a probabilidade de ela ser portadora de doença crônica é

 a) 8%.
 b) 9%.
 c) 11%.
 d) 12%.
 e) 22%.



Gabarito:
Não disponível.

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