1. Efetue as operações abaixo:
a) 2,54 + 7,8 =
b) 31,29 - 1,579 =
c) 8,16 * 2,7 =
d) 2,5 / 0,125 =
e) 2 + { [3,8 * 4,4 + 5,75 / 2,3] -19 } =
("/" sinal de divisão. "*" sinal de multiplicação.)
2. Calcule o valor das operações:
3. Obtenha as frações geratrizes:
a) 0,2 =
b) 25,45 =
c) 321,4 =
d) 0,77777... =
e) 0,451451451... =
f) 0,344444... =
g) 2,59343434... =
5. (UFPE) Qual o valor de x na expressão:
a) 3/2
b) 5/2
c) 2/3
d) 5/3
e) 2
6. Dadas as frações 3/4, 5/6, 4/5 e 2/3, qual delas é a maior?
7. (PUC) Uma firma gasta mensalmente 6000 reais com material de escritório, 2/3 dessa quantia com serviços de terceiros e 1/4 dela com transportes. O gasto em reais mensal em conjunto nesses três itens é:
a) 10000
b) 11500
c) 12000
d) 15000
e) 16000
8. (FGV) No orçamento da Prefeitura de uma determinada cidade, a verba mensal total de R$ 24.000.000,00 é destinada à Educação. Sabe-se que 1/8 deste montante é dirigido à Educação Infantil e 3/8 ao Ensino Fundamental. Sabe-se também que 1/3 dos recursos dirigidos à Educação Infantil são destinados ao pagamento de salários e o restante para outras despesas. Sabe-se ainda que 2/5 dos recursos dirigidos ao Ensino Fundamental destinam-se ao pagamento de salários e o restante para outras despesas. Pede-se:
a) Quais são, em reais, os recursos destinados para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental?
b) Quais são as frações da verba total correspondentes aos recursos para pagamento de salários em cada um dos dois níveis de Ensino?
c) Qual é a fração da verba total correspondente a outras despesas para a Educação Infantil?
d) Mantidos os números do enunciado, exceto a última fração (2/5) referente aos recursos dirigidos para o pagamento de salários do Ensino Fundamental, pergunta-se qual deverá ser o novo valor desta última fração para que os recursos para pagamento de salários sejam iguais nos dois níveis de Ensino?
(UFSC) Em O homem que calculava, de Malba Tahan, pseudônimo do professor Júlio César de Mello e Souza, o leitor não somente aprende Matemática como também belos exemplos de ensinamentos morais, apresentados ao longo das histórias que compõem o livro. Um dos problemas mais conhecidos é o da divisão dos 35 camelos que deveriam ser repartidos por três herdeiros, do seguinte modo: o mais velho deveria receber a metade da herança; o segundo deveria receber um terço da herança e o terceiro, o mais moço, deveria receber um nono da herança. Feita a partilha, de acordo com as determinações do testador, acima referidas, ainda haveria a sobra de um camelo mais 17/18 de camelo.
10. (PUC-MG) Uma pessoa tem 36 moedas. Um quarto dessas moedas é de 25 centavos, um terço é de 5 centavos, e as restantes são de 10 centavos. Essas moedas totalizam a quantia de:
a) 8,75
b) 7,35
c) 5,45
d) 4,35
11. (PUC-MG) A escada representada na figura tem sete degraus e altura 1,54 m. A altura de cada degrau, em cm, é:
a) 18
b) 22
c) 25
d) 28
12. (PUC) Um turista ao viajar comprou US$1000,00 de reserva a uma taxa de 1,80 reais por dólar. Não havendo usado este dinheiro na viagem, ele o vendeu na sua volta a uma taxa de 1,90 reais por dólar. Então, o turista:
a) lucrou R$100,00.
b) lucrou R$180,00.
c) lucrou R$190,00.
d) perdeu R$180,00.
e) perdeu R$100,00.
13. (Ufes) Antônio compra abacaxis de um fornecedor ao preço de R$1,00 o lote de 3 unidades. Ele os revende na feira em amarrados com 5 unidades. Se o preço de cada amarrado é de R$2,00, quantos abacaxis deverá vender para ter um lucro de R$100,00?
a) 1300.
b) 1400.
c) 1500.
d) 1600.
e) 1700.
14. (Unisinos 2012) Uma confeitaria vende salgados a R$ 0,80 a unidade e doces a R$ 1,10 a unidade. Para uma festa, foram encomenda dos 200 salgados e 100 doces. Na hora do pagamento da compra, o caixa se enganou e inverteu as quantidades, registrando 100 salgados e 200 doces. Esse engano fez com que o valor cobrado fosse:
a) R$30,00 a mais do que o valor correto.
b) R$30,00 a menos do que o valor correto.
c) R$20,00 a mais do que o valor correto.
d) R$20,00 a menos do que o valor correto.
e) igual ao valor correto.
15. (Uerj-2012) Em uma viagem ao exterior, o carro de um turista brasileiro consumiu, em uma semana, 50 galões de gasolina, a um custo total de 152 dólares. Considere que um dólar, durante a semana da viagem, valia 1,60 reais e que a capacidade do galão é de 3,8 L. Durante essa semana, o valor, em reais, de 1 L de gasolina era de:
a) 1,28
b) 1,40
c) 1,75
d) 1,90
16. (Fuvest-SP) Um automóvel, modelo flex, consome 34 litros de gasolina para percorrer 374 km. Quando se opta pelo uso do álcool, o automóvel consome 37 litros deste combustível para percorrer 259 km. Suponha que um litro de gasolina custe R$ 2,20. Qual deve ser o preço do litro do álcool para que o custo do quilômetro rodado por esse automóvel, usando somente gasolina ou somente álcool como combustível, seja o mesmo?
a) R$ 1,00
b) R$ 1,10
c) R$ 1,20
d) R$ 1,30
e) R$ 1,40
As respostas estão no vídeo (junto com as explicações). Assista!
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